3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Doações de sangue caem e estoque fica reduzido pela metade

Geral

05.01.2015

Baixo número de doares no período fez o estoque de bolsas cair de 600 unidades para 300. Hemonorte faz apelo para que população doe sangue

As festividades de fim de ano, o período de férias escolares e a alta estação são ocasiões que não favorecem os bancos de sangue. Em Natal, o estoque da Hemonorte (Hemocentro Dalton Cunha) está sofrendo uma queda brusca nas últimas semanas, chegando a 50% da quantidade recomendada. De acordo com a diretora da Hemonorte, Linete Rocha, em dias normais o estoque dos bancos de sangue devem somar 600 bolsas prontas para uso. Hoje, esse número está na casa dos 300.

A queda do estoque está vinculada ao baixo número de doações neste período do ano. Segundo Linete, todos os anos esse cenário de baixa se repete, mas agora a situação é mais crítica. “Além da diminuição de doadores, houve muito uso do estoque, e isso agora nos leva a uma situação crítica. É uma queda muito grande e que nos preocupa bastante. Infelizmente, a reposição do estoque não depende da gente. Só depende da boa vontade da sociedade”, comentou.

Se o número de doadores permanecer baixo, a tendência é de que a situação do estoque continue em situação desconfortável até o Carnaval. Segundo o Hemonorte, que atende a todas as unidades hospitalares do Estado, nesta época do ano as pessoas deixam de doar sangue devido às viagens.

Esse fato se configura como o principal problema para o banco de sangue do Rio Grande do Norte. Ao mesmo tempo, com a redução de doadores nesta época, o Hemonorte precisa atender a um número maior de pessoas nos hospitais, que ficam sobrecarregados devido aos acidentes que ocorrem na cidade e nas estradas.

“Para se ter uma ideia, o ideal seria que tivéssemos um estoque com 800 a mil bolsas por dia neste período. Ou seja, precisamos nos recuperar. E rápido”, declarou Linete Rocha. O recebimento das doações nos bancos de sangue da Hemonorte continua todos os dias, de segunda a sábado. Na sede da unidade, na Avenida Alexandrino de Alencar, em Tirol, as doações podem ser realizadas das 7h às 18h.

A população ainda tem a disposição dois postos fixos de coleta: na sede da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) – Avenida Deodoro da Fonseca, 730, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; e no Complexo Cultural da Zona Norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e sábado das 8 às 12h.

Para doar é preciso ter entre 16 e 68 anos, ser saudável, pesar acima de 50 kg e repouso mínimo de 6 horas na noite anterior. Também é importante que o doador não tenha se alimentado com comidas gordurosas antes da doação, nem ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.

“Se o nosso estoque não se recuperar rapidamente, teremos que recorrer ao estoque de outros estados. Mas essa é a nossa última saída. Estamos confiantes que haverá um aumento no fluxo de doadores e quem sabe até uma diminuição das saídas das bolsas para os hospitais. Se menos gente estiver precisando de sangue, mais rápido recuperaremos o nosso estoque”, destacou a diretora do Hemonorte.

Reprodução: Jornal de Hoje