3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Equipamento permite transferência de pacientes graves com maior segurança e agilidade

Geral

26.07.2016

Um equipamento que vem melhorando o trabalho e a saúde dos funcionários do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), a Prancha Passante permite a transferência de um paciente entre uma maca e um leito (ou vice-versa), de forma mais rápida e segura. Adquirido este ano, o equipamento tem sido utilizado com sucesso em setores como Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e enfermarias. O hospital conta com 10 pranchas, estando nove em uso.

Auxiliando na passagem dos pacientes, até para mesas cirúrgicas, a técnica tem diminuído a sobrecarga física para os servidores. “Minha coluna melhorou em 100%. Antes eu sentia muitas dores, agora não sinto mais nada. Foi a melhor coisa que já chegou aqui no CTQ”, avalia o maqueiro Guilherme Soares da Silva, que atua no setor há 28 anos.

Atualmente, além do CTQ, contam com o equipamento: quatro (das cinco) UTIs, Centro de Recuperação Pós-operatório (CRO), Centro Cirúrgico (CC), Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento (SADT), e enfermarias do terceiro andar.

O fisioterapeuta, Elielton Pedrosa, relata que todos os servidores que teriam contato com a prancha, fizeram um curso para conhecimento do material: “Os que atuam nos setores onde a prancha é utilizada, foram capacitados para o manejo seguro e as equipes de higienização, para a limpeza correta”, afirma.

Confeccionadas em polímero expandido, cada prancha é recoberta por material resinado, permitindo um deslizamento suave, num sistema rolante. De formato retangular, são dobráveis, laváveis e desmontáveis. Possuem ainda: 170 cm de comprimento x 50 cm de largura x 2 cm de altura, sendo revestidas por material teflonado, dotadas de ponteiras que cobrem as extremidades, com alças para suporte e sustentação. 

Fonte: Nominuto