3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

ESTADO: CRESCE O NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TODO O ESTADO

Geral

24.08.2010

CORREIO DA TARDE – 24-08-2010

Secção: Correio Natal

Por: Andressa Amador

Link:  http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_natal-57104

Publicado no dia 23/08/10

 

CRESCE O NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TODO O ESTADO

O des­cui­do por parte da po­pu­la­ção fez com que a Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Saúde Pú­bli­ca (Sesap) re­gis­tras­se, so­men­te no pri­mei­ro se­mes­tre de 2010, um au­men­to de 30% nos casos de den­gue, em com­pa­ra­ção ao mesmo pe­río­do do ano pas­sa­do. Foram no­ti­fi­ca­dos 4,2 mil casos em todo Es­ta­do.

A re­gião me­tro­po­li­ta­na de Natal é res­pon­sá­vel por 2,8 mil casos, sendo 56 de febre he­mor­rá­gi­ca da den­gue (FHD). Es­pe­ci­fi­ca­men­te em Natal, os dados apon­tam mais de 2,3 mil casos, dos quais 49 com he­mor­ra­gia e um óbito. O pro­ble­ma ocor­re de­vi­do ao des­cui­do por parte da po­pu­la­ção que, após o pe­río­do chu­vo­so, deixa de fazer a ma­nu­ten­ção nas cai­xas d'água, guar­dar re­ci­pien­tes sem uso, vi­ra­dos para baixo, lim­par o quin­tal, entre ou­tras ati­tu­des pre­ven­ti­vas.

A coor­de­na­do­ra do Pro­gra­ma Es­ta­dual de Con­tro­le da Den­gue, Kris­tia­ne Fia­lho, afir­mou que a Sesap está atuan­do no com­ba­te à doen­ça em par­ce­ria com as se­cre­ta­rias mu­ni­ci­pais de saúde de Jar­dim do Se­ri­dó (148 casos), Pau dos Fer­ros (120), Pa­re­lhas (109) e Mar­ce­li­no Viei­ra (95).

Tanto em Natal quan­to nos ou­tros mu­ni­cí­pios, a ação de com­ba­te à den­gue conta, no­va­men­te, com a in­ten­si­fi­ca­ção das vi­si­tas dos agen­tes nas re­si­dên­cias, o uso dos car­ros fu­ma­cê e dis­tri­bui­ção de ma­te­rial in­for­ma­ti­vo, como pan­fle­tos, con­ten­do orien­ta­ções bá­si­cas à po­pu­la­ção.

Ultrapassando Fronteiras

Co­nhe­ci­do co­mu­men­te por in­ci­dir em re­giões de clima tro­pi­cal, o Aedes aegyp­ti re­tor­nou, após 50 anos, à Eu­ro­pa. O Pai­nel de Mu­dan­ças Cli­má­ti­cas da ONU (IPCC, sigla em in­glês), em re­la­tó­rio de 2007, in­di­cou que uma das con­se­qüên­cias da ele­va­ção das tem­pe­ra­tu­ras no pla­ne­ta seria a che­ga­da de mos­qui­tos a re­giões onde já te­riam sido eli­mi­na­dos ou em áreas que estão em al­ti­tu­des ele­va­das, como a Eu­ro­pa que havia er­ra­di­ca­do a doen­ça após a Se­gun­da Guer­ra Mun­dial. Uma co­lô­nia do mos­qui­to foi en­con­tra­da em pneus im­por­ta­dos pela Ho­lan­da, o que mo­bi­li­zou, no iní­cio de agos­to, mi­nis­té­rios da saúde de vá­rios paí­ses da Eu­ro­pa.