ESTADO: CRESCE O NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TODO O ESTADO
Geral
24.08.2010
CORREIO DA TARDE – 24-08-2010
Secção: Correio Natal
Por: Andressa Amador
Link: http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_natal-57104
Publicado no dia 23/08/10
CRESCE O NÚMERO DE CASOS DE DENGUE EM TODO O ESTADO
O descuido por parte da população fez com que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) registrasse, somente no primeiro semestre de 2010, um aumento de 30% nos casos de dengue, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram notificados 4,2 mil casos em todo Estado.
A região metropolitana de Natal é responsável por 2,8 mil casos, sendo 56 de febre hemorrágica da dengue (FHD). Especificamente em Natal, os dados apontam mais de 2,3 mil casos, dos quais 49 com hemorragia e um óbito. O problema ocorre devido ao descuido por parte da população que, após o período chuvoso, deixa de fazer a manutenção nas caixas d'água, guardar recipientes sem uso, virados para baixo, limpar o quintal, entre outras atitudes preventivas.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Kristiane Fialho, afirmou que a Sesap está atuando no combate à doença em parceria com as secretarias municipais de saúde de Jardim do Seridó (148 casos), Pau dos Ferros (120), Parelhas (109) e Marcelino Vieira (95).
Tanto em Natal quanto nos outros municípios, a ação de combate à dengue conta, novamente, com a intensificação das visitas dos agentes nas residências, o uso dos carros fumacê e distribuição de material informativo, como panfletos, contendo orientações básicas à população.
Ultrapassando Fronteiras
Conhecido comumente por incidir em regiões de clima tropical, o Aedes aegypti retornou, após 50 anos, à Europa. O Painel de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, sigla em inglês), em relatório de 2007, indicou que uma das conseqüências da elevação das temperaturas no planeta seria a chegada de mosquitos a regiões onde já teriam sido eliminados ou em áreas que estão em altitudes elevadas, como a Europa que havia erradicado a doença após a Segunda Guerra Mundial. Uma colônia do mosquito foi encontrada em pneus importados pela Holanda, o que mobilizou, no início de agosto, ministérios da saúde de vários países da Europa.