3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

ESTADO: EDITAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA SERÁ LANÇADO ATÉ DEZEMBRO PARA OS ACADÊMICOS DA UERN

Geral

25.08.2010

GAZETA DO OESTE – 25-08-2010

Secção: Mossoró

Link:  http://gazetadooeste.com.br/mossoro2.php

Publicado no dia 25/08/10


EDITAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA SERÁ LANÇADO ATÉ DEZEMBRO PARA OS ACADÊMICOS DA UERN

O edital da seleção para a Residência Médica "Medicina Comunitária e Família", que será ofertada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em parceria com a Prefeitura de Mossoró, deve ser lançado no final deste ano, em dezembro, segundo previsão da direção da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS).
De acordo com Antônio Leite, diretor da Facs, está tudo pronto e a residência médica já foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC). "Em fevereiro deverá ser realizada a seleção e em abril do próximo ano deve ser iniciada a residência médica. O programa de residência terá duração de dois anos e serão nove vagas para cada ano. Faremos uma seleção em cada ano. E a cada ano saem nove médicos preparados para atuar na área de Medicina Comunitária e Família", informou o diretor.
O programa do treinamento terá cerca de 15% de teoria e 85% de parte prática. "Os alunos terão vivência nas Unidades Básicas de Saúde do município e em hospitais como o Tarcísio Maia. Estamos bem entusiasmados com a aprovação da residência médica para que dê tudo certo", disse.
O processo para implantação da Residência Médica "Medicina Comunitária e Família" foi iniciado há um ano e a proposta foi elaborada pela professora Andréia Taborda. "O processo foi iniciado em outubro de 2009, quando a universidade concorreu a um edital para instalação de residências em instituições do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O objetivo é descentralizá-la oferecendo meios e recursos para a instalação nas áreas de psiquiatria, medicina comunitária e família, de urgência – especialidades mais carentes na região", acrescentou.
De acordo com Antônio Leite, em janeiro a proposta foi aprovada pelo Mec e em maio dois representantes da equipe matricial que dá apoio à instalação de uma nova residência médica visitaram a estrutura que será utilizada na residência em Mossoró. "Eles ficaram encantados com a excelente estrutura de saúde no município", explicou.
O diretor complementou que com a oferta da Residência Médica, a Uern ficará responsável pelos professores, parte pedagógica e de certificação, além da estrutura física para as aulas teóricas. O Mec pagará bolsa aos residentes e a Prefeitura será responsável pela complementação desta bolsa, bolsa dos receptores (professores) e irá ceder as instalações das UBS.