3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Falta de medicamentos na UNICAT incomoda a população

Geral

19.01.2012

Remédios para tratamento de doenças renais crônicas e para colesterol é um dos que estão faltando na unidade.

A Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) foi fundada em 1975 com intuito de distribuir remédios caros para a população. Em Natal, a unidade atende, em média, 35 mil pacientes de todos os lugares do Rio Grande do Norte. Porém, já faz alguns anos que as pessoas, que precisam da Unicat, reclamam dos atrasos na distribuição de remédios.

Nessa semana, os pacientes estão reclamando que não conseguem receber os remédios por não estarem no estoque da unidade. Entre eles está Marcos Freitas, presidente da Associação dos Renais Crônicos e Amigos de Mossoró e Região (Arcam).

Segundo Marcos, ele precisa tomar um remédio chamado Ciclosporina, usado para evitar rejeição de órgãos transplantados e não é vendido nas farmácias. Ele, recentemente, fez transplante de rim e se não tomá-lo, pode voltar a fazer o tratamento de hemodiálise.

Freitas disse que a falta de alguns medicamentos renais começou desde o ano de 2011 e para evitar que o tratamento seja interrompido, ele e o seu médico controlam as dosagens.
 

Fonte: Nominuto.com