FitNatal reúne adeptos de estilo de vida saudável no Parque das Dunas
Geral
20.12.2013
Roberto Campello
[email protected]
Quatro mulheres, quatro histórias e um único objetivo: propagar dicas e práticas saudáveis através das redes sociais. Em suas postagens, as quatro amigas mostram o dia a dia saudável, treinamentos, alimentação e muita motivação. Há cerca de um mês, elas decidiram sair do virtual e criar o grupo FitNatal, com o objetivo de atrair mais adeptos ao estilo de vida saudável. Na manhã deste sábado (14), foi dado o pontapé inicial ao projeto. Cerca de 50 pessoas se reuniram no Parque das Dunas para uma manhã de atividades físicas, com ênfase no treinamento funcional, e dicas de alimentação saudável.
O evento contou com a presença do nutricionista Thyago Moreira, que bateu um papo sobre dicas de alimentação saudável, e da psicóloga Adria Tabosa, que expôs como lidar com a compulsão alimentar e a importância da reeducação alimentar, com os dez primeiros passos para quem quer iniciar com uma alimentação saudável. Os participantes iniciaram a manhã com atividades físicas como alongamento, aula de pilates e treino funcional. Em seguida, houve degustação de alimentos saudáveis.
A estudante Izadora Ribeiro conta que o grupo FitNatal é a junção de quatro perfis de pessoas que sempre defenderam a saúde e o bem-estar em Natal. “Nos juntamos para promover isso em Natal e mudar a cara de uma das capitais sedentárias do país. Cada uma de nós com o seu perfil estamos propagando essa ideia”, afirmou. Izadora conta que já foi gordinha e perdeu, nos últimos anos, mais de 20 quilos. “Procurei mudar de vida. Cansei desse efeito sanfona, dessas dietas malucas, de tomar remédios para emagrecer, pois eu cheguei a ficar bem magra, mas recuperei o dobro do peso. Mas quando decidi mudar minha vida, eu criei um blog e comecei a propagar essa informação”, afirmou Izadora Ribeira, adepta de uma alimentação saudável e praticante de pilates pelo menos três vezes por semana, e corrida.
A jornalista Déborah Fernandes considera que apesar de Natal ainda deter o título de capital do sedentarismo, a realidade vem mudando, com as academias mais equipadas e a própria população mais mobilizada, utilizando mais os espaços disponíveis. “Percebemos que já tem uma mudança. Já foi dado o início. Agora, o que precisa é um incentivo maior do poder público em ter locais adequados e de qualidade para que possa ser praticado atividades físicas com segurança e que a ideia da vida saudável chegue a todas as pessoas”, destacou.
Através do perfil nas redes sociais, a jornalista Débora Fernandes diariamente escreve textos motivacionais, como forma de incentivar as pessoas que querem iniciar no projeto de vida saudável. “Duas situações me despertaram para mudança. Eu, como jornalista, que trabalho diariamente com a imagem, me vi diante de uma situação que perdi uma grande oportunidade de emprego por causa do meu visual, pois à época eu era gordinha. Para mim isso foi muito forte. Eu sempre fui gordinha e durante a adolescência sobre muito bullying, tinha dificuldade de namorar e isso também mexia muito comigo. Estava muito cansada dessa situação e tinha que mudar. Eu disse chega e optei por mudar de vida”, afirmou a jornalista que chegou a perder 23 quilos. “Tem que primeiro mudar a cabeça para poder mudar o resto. Eu quis mudar e esse é o primeiro passo”, afirmou.
Reprodução: JH