HMWG identifica que 95% dos pacientes atendidos já possuem cartão SUS
Geral
12.06.2015
Um novo levantamento feito pelo Setor de Serviço Social do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), mostrou que 95% dos pacientes que dão entrada no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) já possuem o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Até 2014, o percentual de usuários da unidade que não possuíam o cartão era de 15%, hoje este número está em apenas 5%.
Instituído pelo Ministério da Saúde (MS), em 1998, o documento tem como objetivo vincular todos os procedimentos executados no âmbito do SUS ao usuário, ao profissional que os realizou e à unidade de saúde onde foram realizados. Até o ano passado, 70% dos Norte-riograndenses já o possuíam.
A coordenadora do programa no RN, Bethânia Lopes de Lima, diz que os potiguares estão mais conscientes sobre a importância do cartão. “As pessoas tem procurado mais as unidades básicas de saúde para a confecção. Muitos pais também estão tendo o cuidado de o fazer para seus filhos, mesmo ainda bebês”, afirma. Bethânia conta que até mesmo para se credenciar a um plano de saúde, o cartão do SUS atualmente é item obrigatório.
A chefe do Serviço Social do HMWG, Sandra Andrade Moura, chama a atenção para o fato de que “qualquer unidade de saúde, municipal ou estadual, é habilitada para a confecção do cartão”. Porém, também é possível solicitar pela internet, no Portal do Cidadão, no endereço eletrônico: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm.
Para fazer o pedido, preliminarmente, o usuário preenche um pré-cadastro que, ao final, gera um número de senha. De posse do código, basta ir a qualquer posto de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital municipal, apresentar a numeração e pedir a validação. Não há custos a serem pagos. O Cartão SUS é expedido na hora, não tem data de validade e pode ser usado em todo o país. Mesmo com todas as facilidades para aquisição, Sandra alerta que, “infelizmente, alguns usuários ainda chegam ao Pronto Socorro, em sua maioria, vindos do interior, sem tê-lo e sem sequer conhecer sua importância”.
Para os usuários que não tem acesso a internet, e ainda não possuem o cartão SUS, basta comparecer a qualquer unidade de saúde portando: registro Geral (RG), Comprovante de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e um número de telefone para contato. Caso o cidadão não possua o RG, a certidão de nascimento pode ser usada.
Não há idade limite de idade para possuir o cartão SUS. Mesmo os recém nascidos precisam tê-lo. Para os bebês, os pais devem de posse da certidão de nascimento fazer a solicitação também em postos de saúde municipais ou UPAs.
Fonte: SESAP/RN