Hospital de Traumas // Gigante mineira fará estudo de viabilidade
Geral
02.10.2012
Após exatos 30 dias de sua abertura, o processo para escolha da empresa que irá formatar o projeto de construção do Hospital de Traumas de Natal foi fechado, selecionando o grupo Andrade Gutierrez como responsável. O grupo empresarial de origem mineira tem até o fim de novembro para entregar ao Governo do Estado toda a documentação contida no Chamamento Público de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). A empresa deverá realizar estudos de viabilidade, apresentar informações técnicas e projetos para que o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) previsto para o hospital seja estruturado, com a implementação e gestão dos serviços na unidade de saúde. A documentação finaliza a primeira etapa da unidade, que servirá para desafogar o setor de traumatologia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HWG).
Trecho da Av. Omar O'Grady foi o local indicado para futuro hospital, mas realização do estudo não obriga Governo a executar a obra. Foto: José Aldenir/Divulgação
A autorização dada pela administração estadual ao grupo Andrade Gutierrez destaca que o dinheiro para o pagamento do trabalho não sairá diretamente dos cofres públicos, assim como está registrado no editalde chamamento público aberto no fim do mês de agosto. O valor máximo de ressarcimento pelos estudos a serem apresentados será de R$ 3,5 milhões, que devem ser pagos pela empresa que vencer a licitação para construção e gestão em PPP do Hospital de Traumas. A documentação, de acordo com o termo de autorização, deve ser entregue à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), já que o projeto envolve empresas privadas em sua gestão.
Como forma de tentar adiantar os trabalhos, o governo indicou um trecho da avenida Omar O'Grady, conhecida como prolongamento da avenida Prudente de Morais, para local da construção. A localização exata do futuro hospital só será definida com os estudos de viabilidade feitos pela Andrade Gutierrez. Apesar disso, não é garantia que o governo acate todas as indicações da empresa, já que a documentação apresentada será analisada por membros do executivo.
A autorização publicada no Diário Oficial do Estado ainda destaca que o fato do grupo empresarial ter sido escolhido para conduzir os estudos não dá preferência ao mesmo quando a concessão do hospital, através da Parceria Público-Privada, for licitada, nem obriga o governo a realizar a licitação. O termo também não garante qualquer direito de pagamento dos estudos que serão feitos exclusivamente pela Andrade Gutierrez. (Paulo Nascimento)
Quem é a Andrade Gutierrez
Fundada em 2 de setembro de 1948 em Belo Horizonte, Minas Gerais, por Gabriel Donato de Andrade (único fundador vivo) e Flavio Gutierrez, recém-formados em engenharia civil, e Roberto Andrade, a empresa começou como a Construtora Andrade Gutierrez. Atualmente é considerado um dos maiores conglomerados de infraestrutura na América Latina, atuante no Brasil e no exterior, além de possuir investimentos nas áreas de concessões e telecomunicações. O grupo privado acumula projetos realizados em mais de 30 países. Dentre as principais obras feitas pela empresa no Brasil estão: Rodoanel Mário Covas (SP), Usina Hidrelétrica de Itaipu (PR), metrôs de Brasília e São Paulo, Complexo de Carajás, Porto do Pecém (CE) e Complexo Carajás (PA).
Fonte: Diário de Natal