3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Hospital Ruy Pereira na luta contra as hepatites virais

Geral

18.08.2014

A Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do Hospital Ruy Pereira promoveu ações em torno do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (celebrado dia 28 de julho). No dia 14 de agosto uma ação de imunização foi realizada com os funcionários, com aplicação da vacina contra a Hepatite B, tétano e influenza. Também foram distribuídos brindes e camisetas. Nesta sexta-feira, dia 15, no auditório do hospital, foi ministrada a palestra “Prevenção da Hepatite B”, pela infectologista Janaína Palmeira, da CCIH.

“Pessoas que atuam na área de saúde, em ambiente hospitalar, especialmente as que mantêm contato com fluidos e secreções, precisam estar protegidas com as hepatites. No caso da hepatite B, estamos falando de uma doença que pode evoluir para cirrose e câncer do fígado”, explicou a infectologista. Uma vez aplicadas as três doses, 95% das pessoas produzirão anticorpos e, nestes, a proteção contra a hepatite é próxima de 100%.

A vacinação contra hepatite B é composta por três doses: a primeira dose no ato do comparecimento á unidade básica de saúde, a segunda dose com 30 dias após a primeira; e a terceira dose seis meses após a primeira dose. A vacina é oferecida na rede básica de saúde para pessoas até 24 anos e também para aquelas com maior risco de contrair o vírus.

As hepatites B e C são transmitidas pelo sangue, sendo que a hepatite B também é uma doença sexualmente transmissível. Entre os sintomas estão são mal-estar, dores de cabeça, febre baixa, falta de apetite, fadiga, náuseas, vômitos. A hepatite A é de transmissão fecal-oral e pode ocorrer durante a manipulação de alimentos e água contaminados e em condições sanitárias inadequadas.

Reprodução: Portal no Ar