Hospital Terciário vai suprir a demanda da rede hospitalar atual
Geral
09.04.2015
A proposta da Sesap é acabar com a superlotação e priorizar o atendimento de trauma no Walfredo Gurgel.
Um novo hospital para suprir a demanda que sobrecarrega os principais hospitais regionais da grande Natal. A proposta de construir um Hospital Terciário de Natal foi confirmada pelo secretário estadual de Saúde Pública, José Ricardo Lagreca. “Isso faz parte de um planejamento global da rede hospitalar do Estado. Esse é o primeiro passo que está sendo dado de uma forma concreta”, confirmou.
A iniciativa não é inédita. No final da década de 80, um antigo leprosário localizado no bairro de Felipe Camarão daria lugar ao que hoje deveria ser um local para atendimento à população. No entanto, cerca de R$ 25 milhões foram gastos e a obra sequer ficou próxima de sua conclusão.
O secretário não confirmou se a área será aproveitada ou se as obras serão realizadas em outro local. “O aspecto principal não é o ponto, porque estamos ainda pensando e planejando. O principal é a decisão para que se tenha o hospital terciário”, informou.
Lagreca explicou também o motivo para a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) ter optado por novo hospital terciário, ao invés de investir em uma nova unidade para recebimento de traumas. “O Clóvis Sarinho tem uma demanda muito maior do que a oferta. Mas além de ser maior no ponto de vista quantitativo, ela também é desordenada. E quando se organiza melhor essa demanda você começa a definir o hospital como um hospital de trauma”.
Para o secretário, é necessário um outro hospital para suprir a demanda terciária do Hospital Walfredo Gurgel e melhorar o atendimento. “Dentro do Walfredo tem todo tipo de acometimento. Tumor cerebral, acidente cerebral vascular, acidente coronariano, urológico, tudo misturado. Você resolve essa demanda, colocando aonde ela deve estar você desafoga e enxuga bastante o Walfredo e ele passa a ser realmente um hospital de trauma. Aonde colocar esses pacientes? Essa seria a responsabilidade do hospital terciário”.
Sobre a verba que será disponibilizada para a viabilização do projeto, Lagreca afirma que a Sesap está trabalhando junto ao governador para permitir que a obra seja iniciada. “Quanto à verba, existem as emendas para que possa nos auxiliar nessa direção e o que for necessário o governo vai procurar dar solução. Nosso governador já apontou o hospital como uma questão de plataforma política, de resolver no governo dele”, enfatizou.
O secretário não revelou prazos, apesar de garantir que o Hospital Terciário de Natal estará disponível até o término do mandato atual. “Posso afirmar com toda certeza que essas coisas todas deverão ser concluídas até o final do governo, se deus quiser até mesmo antes”, prometeu.
Fonte: NoMinuto.com