3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Hospital Walfredo Gurgel investe na qualidade de vida dos servidores

Geral

22.05.2015

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, os servidores do Hospital Walfredo Gurgel participam de uma série de atividades como o Coral Saúde em Canto, o “Cantinho da beleza”, ginástica laboral, Pilates e Johrei, que fazem parte do Projeto de Qualidade de Vida Para o Servidor do Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador (Nast).

O Coral Saúde em Canto é a atividade existente há mais tempo: quase 19 anos. O grupo de 15 componentes ensaia duas vezes por semana (às terças e quintas-feiras), das 11h30 às 13h, no auditório Rosângela Morais. Qualquer servidor do hospital pode integrar o coral. Para isso, basta se submeter ao teste de ritmo, percepção vocal, tipo de voz e alcance vocal. Os aprovados já ensaiam no mesmo dia do teste. O regente, Edvaldo Ribeiro Neto, diz que “o convívio e a integração entre os participantes possibilita a composição de um grupo, ao mesmo tempo plural e singular, pois música coral é a união das vozes em um único som harmonioso”. A chefe do Setor de Compras, Dalba Maria das Chagas Souza, há seis anos participa do grupo e afirma gostar do encontro com os colegas: “faz eu me esquecer das dificuldades do trabalho e é uma oportunidade de trabalhar minha voz, porque adoro cantar”.

O Pilates também é realizado às terças e quintas-feiras, em três horários distintos (10h, 11h e 12h). A prática consiste basicamente no fortalecimento da musculatura do abdômen através de exercícios que combinam a dança, o balé e a yoga. A bailarina Danielle Flor Barbosa explica que os exercícios praticados pelos servidores são mais direcionados à diminuição de desconfortos causados pelos anos de trabalho. “O Pilates fortalece minha musculatura, ao mesmo tempo em que me dá mais flexibilidade e leveza nos movimentos”, afirma a fisioterapeuta Rejane Xavier, que há um ano pratica os alongamentos no hospital.

Já o Johrei, acontece às quartas-feiras, das 9h às 11h, no Espaço do Servidor e consiste em um método de canalização de energia espiritual (luz divina), para purificação do espírito, capaz de trazer a harmonia espiritual e material. Uma das participantes ativas da crença é a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Luzicínia Coelho. Ela explica que “pensamentos, palavras e ações negativas acumulam impurezas no corpo e no espírito, fazendo com que sofrimentos surjam. Para curar esses males, o Johrei purifica e desperta a verdadeira natureza divina do homem, restabelecendo seu equilíbrio original”.

A ginástica laboral também atrai muitos servidores. Tida como um instrumento de educação, prevenção e manutenção da saúde, deve ser praticada de maneira espontânea e criativa. O fisioterapeuta Elielton Pedroza diz que entre os maiores benefícios dos exercícios (que duram de 10 a 15 minutos) estão: “a diminuição ou prevenção do surgimento de tensões musculares, doenças e até acidentes decorrentes do trabalho”. Os alongamentos ainda contribuem para o aumento da concentração e da disposição, melhoria da flexibilidade do corpo e a promoção da correção dos vícios da postura. “A ginástica também proporciona a diminuição da tensão gerada pela alta demanda de atendimentos e pela consequente sobrecarga de trabalho para os profissionais que atuam, principalmente, na assistência ao paciente”, explica Elielton. A secretária Cristiana Oliveira há pouco mais de um mês começou a participar da ginástica: “eu tinha umas dores nas articulações da mão e do braço que praticamente desapareceram. Já me prometi que não vou mais deixar de participar”.

A diretora geral do Walfredo Gurgel, Maria de Fátima Pinheiro, conta que o Projeto de Qualidade de Vida para o Servidor do HMWG também possui outras atividades, além das atuais vigentes. “Procuramos diversificar para que os servidores tenham mais opções. Pontualmente, temos cursos de pintura em tecido, oficinas de maquiagem, bazar, feiras de artesanato, curso de inglês, entre outras”. Ainda segundo ela, “o servidor que tem o interesse de participar também tem a oportunidade de um retorno mais confortável e leve para o trabalho e isso reflete diretamente na qualidade do trabalho que ele vai exercer ao voltar para seu setor”.

Fonte: Jornal de Hoje