3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Instituições iniciam hoje ações para combater o câncer de mama

Geral

01.10.2015

Um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama. Essa é a proposta do Outubro Rosa, um projeto que surgiu há mais de quinze anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial. Pelo sétimo ano, o Rio Grande do Norte entra nessa luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. As ações serão realizadas pela Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer em parceria com a Rede Feminina Contra o Câncer e o Grupo Despertar. A campanha começa oficialmente esta semana, a partir de hoje (1 de Outubro), com solenidade de abertura às 9h, no Centro Avançado de Oncologia (Cecan), na sede da Liga na avenida Interventor Mário Câmara. Outras instituições, como Assembleia legislativa e Prefeitura de Natal também abrem ações a partir de hoje.

Dentro do cronograma da Liga serão realizadas palestras e panfletagens durante todo o mês em shoppings, supermercados, escolas, empresas e diversas comunidades da capital e de cidades vizinhas, como também várias outras mobilizações na intenção de alertar sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce. O exame da mama é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em mais de 90% dos casos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 57 mil novos casos no Brasil este ano, sendo este tipo de neoplasia a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo. No Rio Grande do Norte, o INCA estima mais de 660 novos casos este ano, sendo um terço deles (240) só em Natal. Desses, mais de 50% devem ser diagnosticados já em estágio avançado. Só na Liga, até o mês de julho deste ano, já foram detectados 455 novos casos de câncer de mama. Em 2014, foram diagnosticados 857 novos casos.

A mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama em estádio inicial, e indicado para mulheres assintomáticas, ou seja, sem anormalidades na estrutura mamária. Ainda de acordo com o INCA, a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres de 40 a 69 anos.

Exames preventivos
Dentro do Outubro Rosa, o Hospital dos Pescadores (Hospesc) inicia hoje (1) dois dias dedicados à conscientização da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A programação especial, que começa às 9h com um café da manhã para os servidores e usuários do hospital, conta ainda com a realização de exames preventivos de câncer de colo de útero, que serão realizados na Unidade de Estratégia de Saúde da Família das Rocas, na Rua Francisco Bicalho.

Durante os dois dias, serão apresentadas palestras educativas sobre a importância da alimentação saudável para a saúde e sobre os casos de câncer de mama em mulheres e em homens.

Mamografias gratuitas
A Assembleia Legislativa firmou ontem (30) convênio com o Grupo Reviver para a realização de 1.700 exames gratuitos de mamografia durante o mês de outubro. O convênio irá possibilitar o atendimento gratuito de prevenção ao câncer de mama, durante o Outubro Rosa, a mulheres de baixa renda. A primeira etapa de exames acontece hoje (1) e sexta-feira (2), a partir das 7h30min, em frente à sede do Legislativo.

Os atendimentos serão disponibilizados em uma unidade móvel equipada com mamógrafos e capacidade para promover 80 exames por dia. As demais etapas de atendimento obedecem à seguinte programação: de 5 a 9 na Policlínica Municipal da Zona Norte; de 12 a 16 na Unidade de Saúde de Nordelândia; de 19 a 23 na Policlínica de Cidade da Esperança; de 26 a 30 na Policlínica Zeca Passos. 

Fonte: Tribuna do Norte