3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Julho Verde: Coopmed-RN participa de audiência pública na ALRN sobre câncer de cabeça e pescoço

Artigos

15.07.2022

Julho Verde: Coopmed-RN participa de audiência pública na ALRN sobre câncer de cabeça e pescoço

Foto: Natasha Ferreira

Nesta quinta (14), a Coopmed-RN esteve presente na Assembleia Legislativa do RN para participar da audiência pública sobre “Os efeitos da pandemia no tratamento do câncer de cabeça de pescoço”, proposto pela deputada Cristiane Dantas. O tema envolve o Julho Verde e ações de conscientização para a população.

Na ocasião, a cooperativa foi representada por um dos seus diretores, Dr. Luís Eduardo Barbalho de Mello, cirurgião de cabeça e pescoço, que falou sobre os impactos da pandemia nos casos da doença. Dr. Luís demonstrou como a falta de cuidados médicos durante o período de isolamento aumentou a gravidade dos casos e a complexidade do tratamento necessário.

Em sua fala, também pontuou a importância do diagnóstico precoce e o papel do médico na reabilitação e reinserção dos pacientes na sociedade após casos críticos, nos quais há necessidade de amputação de partes do rosto ou garganta. “Além de cuidar, é preciso trazer a dignidade de volta para estas pessoas”, disse.

Dr. Luís Eduardo finalizou sua explanação sugerindo à propositora da audiência a criação de Projetos de Lei que destinassem verbas para ações de reabilitação e ressocialização de pacientes graves.

Participaram também os palestrantes Dra. Sheila Ramos de Miranda Henriques, Dr. Flávio Marques e a fonoaudióloga Carla Afonso.