3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Mamografias // Cresce 7% o número de exames realizados no RN

Geral

02.10.2012

O Rio Grande do Norte apresentou aumento de 7% no número de mamografias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao primeiro semestre de 2011. Este ano, 21.982 exames foram realizados, enquanto em 2011 realizou-se 20.601. Na faixa prioritária (50 a 69 anos), foram realizadas 10.654 mamografias, o que representa 10% a mais que no passado, quando foram feitas 9.729 exames. "A assistência e prevenção do câncer são prioridades na rede do SUS. Os dados mostram que estamos firmes no objetivo de compor um conjunto de ações para melhorar a saúde da mulher, em especial a prevenção e o tratamento do câncer de mama", destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "Queremos garantir serviços de qualidade no Sistema Único de Saúde", complementa.

O Rio Grande do Norte possui 45 mamógrafos para atender a população. Além de quatro Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACOM), e serviços de oncologia pediátricae de radioterapia. O aumento na proporção de brasileiras que se submeteu ao exame de mamografia está condicionado à ampliação dos serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama no país.

Outubro Rosa

Um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama. Essa é a proposta do Outubro Rosa, projeto que surgiu há mais de dez anos nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial. Pelo quarto ano, o Rio Grande do Norte entra na luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença. A campanha começou oficialmente ontem. As ações serão realizadas pela Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer em parceria com a Rede Feminina Contra o Câncer e o Grupo Despertar.

Dentro do cronograma serão realizadas palestras e panfletagens durante todo o mês em shoppings, escolas, livrarias e diversas comunidades da capital e cidades vizinhas, como também várias outras mobilizações na intenção de alertar sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce. O exame da mama é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é responsável por mais de 15% das mortes por câncer no Brasil. Por ano, cerca de 50 mil novos casos desse tipo de câncer são diagnosticados no país. No Rio Grande do Norte, 610 casos foram detectados apenas de janeiro a agosto de 2011, uma média de quase 80 novos casos por mês. Desses, 60% já em estágio avançado, sendo mais de 200 apenas na capital. O índice coloca o RN no quinto lugar entre os estados do Nordeste e 15º em todo o Brasil com maior índice de novos casos.
 

Fonte: Diário de Natal