3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Médicos da PMN continuam em greve

Geral

11.06.2014

Quase 400 médicos do município devem permanecer em greve, segundo o diretor do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), Flávio Bezerra. Ele disse que a instituição aguarda a notificação judicial para que a categoria interponha recurso na tentativa de cassar decisão do Tribunal de Justiça do Estado concedida pelo desembargador Francisco Saraiva Sobrinho.

Diante disso, o médico Flávio Bezerra informou que a paralisação dos médicos continua até o dia 15 de julho. Segundo Bezerra, a categoria está garantindo o funcionamento dos serviços de emergência e urgência com 30% do quadro de médicos do município, em unidades de saúde como o antigo Hospital dos Pescadores, na Zona Leste e maternidades das Quintas e de Felipe Camarão, na Zona Oeste e ainda o Sandra Celeste, na região Oeste e o Centro de Saúde da Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal.

Bezerra disse que estão suspensos, completamente, os serviços ambulatoriais, mas acredita que pelo menos 50% dos médicos estão trabalhando: “Existem aqueles médicos que são cooperados, que não são efetivos do município porque os salários são baixos”.

Os médicos decidiram retomar a greve, que estava temporariamente suspensa, na noite de ontem. A paralisação foi deflagrada no dia 26 de maio. A categoria não aceitou a proposta do município de incorporação das gratificações em três parcelas até 2016. O Sinmed deve encaminhar hoje à SMS uma contraproposta de incorporação das gratificações em parcela única em agosto e uma negociação conjunta para a criação de um plano que vise a implantação do piso salarial da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), até 2018.

Reprodução: Tribuna do Norte