Ministério da Saúde amplia recursos para o Hospital Geral de Palmas
Geral
21.02.2014
Ao integrar o programa, unidade receberá adicional de R$ 7,2 milhões por ano, além de R$ 3 milhões para compra de equipamentos. Verba é destinada à melhoria da emergência O maior hospital público de Palmas contará com recursos adicionais do Ministério da Saúde. Em visita nesta quinta-feira (9) a capital do Tocantins, o ministro Arthur Chioro anuncia repasse de mais R$ 7,2 milhões ao ano para melhoria da emergência do Hospital Geral Dr. Francisco Ayres, além de verbas para aquisição de equipamentos. A unidade passará a integrar o SOS Emergências, programa do Governo Federal voltado à qualificação e expansão do atendimento nos principais prontos-socorros do Sistema Único de Saúde (SUS). Dos R$ 7,2 milhões destinados anualmente para a unidade de Palmas, metade é para a expansão da assistência à população e a outra metade é destinada a ampliação de leitos. Além disso, mais R$ 3 milhões serão repassados para compra de equipamentos. A iniciativa, que já conta com a adesão de outros 26 hospitais é realizada em parceria com os governos dos estados e municípios, que junto com o Ministério assinam termo de compromisso para a realização das ações do programa. “Os recursos são destinados exatamente para qualificar a porta de entrada do hospital, para que naquele momento mais crítico do atendimento de urgência, quando o SAMU ou a família trazem o paciente, ele possa ser atendido rapidamente e de forma eficiente. Essa é uma ação para salvar vidas, para evitar sequelas, para poder atender cada cidadão com dignidade. O programa SOS Emergências tem exatamente o objetivo de oferecer às principais portas de entrada de urgência e emergência do nosso país, por meio de parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde, oportunidade de atender de forma mais qualificada, inclusive capacitando e apoiando tecnicamente as equipes. Todo esse trabalho não se restringe apenas em colocar mais recursos – estamos aumentando os investimentos e continuaremos colocando recursos – mas se nós não investirmos também na qualificação dos diretores, dos gerentes, dos trabalhadores, para que eles atendam com mais dignidade e respeito, com carinho a população, não faria sentido. Então esse também é um esforço de educação permanente, de mudança do processo de trabalho”, disse o ministro Chioro. O Hospital Geral Dr. Francisco Ayres é referência para assistência de alta complexidade no Estado de Tocantins, principalmente traumatologia. Só na urgência e emergência são realizados três mil atendimentos por mês. Atualmente, conta com 252 leitos, sendo 40 deles de UTI. A expectativa é que com o SOS Emergências sejam criados 13 novos leitos de enfermaria e UTI. Este reforço na assistência no hospital soma-se a outras iniciativas do Ministério da Saúde voltadas ao fortalecimento da rede de urgência e emergência na região. No ano passado, foi aprovado adicional de R$ 8,4 milhões por ano para a Rede de Atenção à Urgência da Região de Saúde, que abrange 14 cidades do Tocantins, incluindo Palmas. SOBRE O PROGRAMA – Lançado em 2011, o SOS Emergências é uma ação estratégica do Ministério da Saúde que visa qualificar e melhorar o atendimento das principais emergências que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa prevê a realização de diagnóstico sobre o funcionamento das emergências e um plano de ação para a melhoria da gestão do setor. Nas unidades participantes são adotadas medidas que visam evitar a superlotação e qualificar a assistência ao cidadão, como a classificação de risco dos pacientes. Também há ações voltadas para a gestão de leitos e alta articulada com a atenção domiciliar. O programa já atinge 27 hospitais de grande porte, contando com a unidade de Palmas. Todos possuem pronto-socorro referência na região e realizam grande número de internações e atendimentos ambulatoriais. A meta é que até 2014 o SOS Emergências atinja os maiores prontos-socorros de todas as unidades federativas do país.
Reprodução: Ministério da Saúde