3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

MOSSORÓ: PREFEITURA INICIA CONSTRUÇÃO DE DUAS UBSS

Geral

20.08.2010

JORNAL DE FATO – 20-08-2010

Secção: Mossoró

Link:  http://defato.com/mossoro.php#mat7

Publicado no dia 20/08/10

PREFEITURA INICIA CONSTRUÇÃO DE DUAS UBSS

A Prefeitura de Mossoró não para de investir na área da saúde e inicia a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Ilha de Santa Luzia e no bairro de Bom Pastor (antigo Forno Velho). As duas unidades de saúde perfazem um investimento da ordem de R$ 750 mil, com recursos provenientes de emenda de autoria do deputado Betinho Rosado (DEM).
A UBS do Forno Velho atenderá a 500 famílias do bairro e moradores de áreas adjacentes. A Unidade Básica da Ilha de Santa Luzia funciona atualmente em instalações provisórias e atende a 1.087 famílias. Cada unidade atuará com uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e disponibilizará à população dessas comunidades diversas ações e serviços.
A construção das UBSs é mais um compromisso resgatado pela prefeita Fafá Rosado com a população de Mossoró. As obras iniciadas agora têm o prazo de cinco meses para serem concluídas, como informa a secretária de Desenvolvimento Territorial e Ambiental (SEDETEMA), Kátia Pinto. O Bom Pastor ainda não tem UBS e nos próximos meses vai ganhar esse benefício.
Ao longo de quase seis anos de administração (2005-2010), o governo Fafá Rosado entregou cinco unidades básicas de saúde, além das duas em construção. Foram construídas as UBSs do Abolição III, Alto do Sumaré, Alameda dos Cajueiros, Alto da Conceição e Passagem de Pedras, na zona rural do município. As demais unidades foram reformadas ou ampliadas na atual gestão.
Com os novos investimentos na saúde, o Município passará a ter 48 Unidades Básicas de Saúde. “Como vemos, Mossoró está bem dotada de infraestrutura de assistência básica à saúde. Trabalhamos para que a população tenha acesso a um sistema de saúde de qualidade e possa ser bem atendida”, diz Fafá Rosado, lembrando outros investimentos do seu governo no setor.
Além de cinco UBS inauguradas e duas outras em construção, o governo Fafá Rosado entregou à cidade a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio, obra realizada com recursos próprios. Também com verba do erário municipal, a Prefeitura está concluindo a UPA do Belo Horizonte, além de ter ampliado serviços e estrutura do Centro Clínico Vingt-un Rosado.