3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Natal celebra o Dia Mundial da Saúde com ações para vida saudável

Geral

13.04.2015

Atividades como aulão de ginástica, palestras e verificação de pressão arterial reuniu centenas de pessoas no Parque da Cidade 
As comemorações referentes ao Dia Mundial da Saúde, celebrado na última terça-feira (07), em Natal foram realizadas neste sábado (11) com uma série de atividades relacionadas à melhoria da qualidade de vida, no Parque da Cidade, na Avenida Omar O’Grady. As ações, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reuniram centenas de pessoas em palestras, orientações e prática de exercícios físicos, além de apresentações artístico-culturais e de projetos desenvolvidos nas unidades de saúde.
 
Segundo a chefe de Promoção da Saúde da SMS, Wanessa Castro, o tema da terceira edição do evento, intitulado “Segurança Alimentar: do campo à mesa. E em todo lugar”, seguiu a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em proporcionar mais qualidade de vida e atenção à uma alimentação saudável, visando a mudança dos hábitos de consumo.
 
“Contamos com a participação de todas as secretarias municipais e de parceiros para propagarmos o maior número de informações a respeito de um tema tão importante e que tem ligação direta com a qualidade de vida das pessoas. Priorizamos a apresentação de alguns projetos de sucesso realizados pelas unidades de saúde de Natal, como o de artesanato da Vila e a horta orgânica”, disse.
 
Ela afirmou que a escolha do Parque da Cidade para sediar o evento foi feita baseada no fato de uma grande parcela da população natalense ainda não conhecer o local, reaberto no ano passado. Entre as atividades desenvolvidas, também houve um aulão com exercícios funcionais e danças, em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado na última segunda-feira (06).
 
Durante a manhã, integrantes do Departamento de Vigilância em Saúde da pasta fizeram a distribuição de hipoclorito de sódio aos presentes e apresentaram o projeto Vigiágua, de cuidados com a qualidade da água para consumo humano. Também foram oferecidos cortes de cabelos, verificação de pressão arterial e taxa de glicemia, palestras sobre alimentos funcionais, transgênicos e rotulagem a participação de integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
 
Participantes destacam benefícios
 
Participando pela terceira vez da ação de Saúde, a pensionista Eunice Carneiro falou sobre as mudanças positivas que ocorreram em sua vida após entrar para o Grupo de Hipertensos e Diabéticos de Lagoa Seca, onde mora. “Melhorei muito, consegui controlar a pressão, aprendi a me alimentar melhor, abandonando ingredientes com alta quantidade de sal, gordura e açúcar e hoje, me sinto muito melhor que antes. Participar disso tudo é maravilhoso”, afirmou.
 
Para a dona de casa Maria José de Lima, a ação teve dois benefícios: acesso a informações sobre modo de vida saudável e conhecer o Parque da Cidade, que ela nunca tinha visitado antes. “É a primeira vez que venho e estou achando tudo muito interessante, principalmente as exposições de produtos artesanais e a de animais empalhados, que eu nem sabia que existia. Sem contar esse lugar, que é lindo demais, estar perto da natureza e receber todas essas orientações é muito bom”, falou.
 
Participando há dois anos do projeto Amigo Verde, desenvolvido pela unidade de saúde de Gramorezinho, a aposentada Noelma Dantas disse que conhecer e trabalhar as técnicas de cultivo de alimentos orgânicos foi uma das melhores coisas em sua vida. “Em alguns momentos, não é fácil. Mas a satisfação que isso traz e os benefícios para a minha vida e da minha família são incontáveis. Hoje, só consumimos os alimentos que produzimos, saudável, sem agrotóxicos ou outros tipos de venenos usados na agricultura”, enfatizou.

Fonte: O Jornal de Hoje