3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

NATAL: PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO HOSPITAL SANTA CATARINA INCENTIVA DOAÇÃO

Geral

05.08.2010

CORREIO DA TARDE – 05-08-2010

Secção: Correio Natal

Por: Bruna Machado

Link:  http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_natal-56637

Publicado no dia 04/07/10

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO HOSPITAL SANTA CATARINA INCENTIVA DOAÇÃO

Durante a XIX Semana Mundial da Amamentação o Hospital José Pedro Bezerra, conhecido como Santa Catarina, devido ao bairro homônimo onde está localizado, preparou uma programação especial na manhã de hoje (04), com o objetivo de mostrar a comunidade e aos servidores a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e os benefícios que traz à mãe que amamenta.

Dentro da programação desta manhã, destaque para a palestra "Promovendo o aleitamento materno: alimentando vidas", ministrada pela nutricionista Geneyklêa Oliveira e pela especialista em educação e saúde, Edna da Silva. E um momento para doação de frascos vazios para o banco de leite humano do hospital.

A direção do hospital espera também promover uma conscientização da importância da doação de leite para mães com dificuldade de amamentar. Muitas vezes a mãe deixa de doar porque acha que com isso haverá a redução do leite, quando na verdade acontece o inverso, quanto mais leite é retirado através da sucção, mais produção ocorre.

O banco de leite do hospital funciona diariamente das 7h ás 18h. As doações acontecem de duas formas. A captação interna, com pacientes internadas e com boa produção do alimento, e as captações externas onde as mulheres ainda no hospital são procuradas pela equipe e esclarecidas da importância da doação e aceitam que a equipe realize a coleta domiciliar. "O banco de leite ainda precisa que mais mulheres entendam a necessidade da doação e que ela não prejudica a alimentação do seu bebê. Varias mulheres com problemas para amamentar recorrem ao hospital e para atendê-las, precisamos aumentar o estoque", afirmou Maria Aparecida, secretaria do banco de leite.

O banco de leite leva esperança para as famílias. É o caso de Ana Lúcia de Castro que perdeu a irmã durante o parto e que cuida sozinha da sobrinha recém-nascida. "A equipe do hospital me orientou sobre o serviço. Mesmo não estando doente, estou internada no hospital com a minha sobrinha para acompanhar esses primeiros dias de vida dela recebendo o leite doado", afirma.

Amamentação

Nos primeiros meses de vida o bebê não precisa de outra coisa a não ser o leite materno rico em proteína, cálcio, água, vitaminas e outros nutrientes. Quanto mais tempo a criança se alimenta de leite materno, menor o risco de desenvolver alergias alimentares, asma, rinite ou eczema de pele. Sem contar que é através da amamentação que o neném cria vínculo emotivo com a mãe. A amamentação também traz beneficios reais para a mulher como menor risco de câncer de mama e ovário, menor índice de fraturas de quadril por osteoporose e maior espaçamento entre as gestações.