Natal recebe 12 mil doses para vacinação gratuita contra a hepatite A
Geral
06.08.2014
O município de Natal já distribuiu as 12.211 doses de vacina contra a hepatite A na rede de saúde desde ontem. O número é exatamente a quantidade de crianças na faixa de idade para receber a imunização. A informação é da chefe do Núcleo de Agravos Imunopreviníveis (NEI), Solange Cruz, responsável pelas vacinas na capital.
Com isso, mais uma vacina entra para o calendário nacional de vacinação de forma gratuita para a população. Crianças entre 1 e até o limite de dois anos de idade. De acordo com Solange Cruz, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% dessas crianças, isto é, cerca de 11.600.
Hoje pela manhã, Lisandra Lima de Araújo levou Emily Sofia de Araújo, de 1 ano e nove meses, para tomar o reforço de vitamina A na unidade básica de saúde São João, no bairro de Tirol. Na fila, a mãe ainda não sabia que uma nova vacina estava disponível gratuitamente. “Com certeza, valendo para a saúde da minha filha, ela vai tomar”, disse.
De acordo com Cruz, à medida que os pais forem atualizar o esquema vacinal das crianças serão comunicados da nova vacina. “Sempre se trabalha de forma que as pessoas sejam orientadas”, disse. O município também conta com o trabalho da imprensa para a divulgação.
A responsável pelas vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explica que não se trata de uma campanha em um período determinado. Ela também chama a atenção dos pais e responsáveis com crianças prestes a completar dois anos de idade. “Não é uma campanha, é a introdução de uma nova vacina. Por isso, não se visualiza a possibilidade de um prazo. Agora, o chamado principal para essas crianças que estão quase com dois anos”, disse.
Ainda segundo Solange Cruz, é necessária apenas uma dose para imunização durante o resto da vida. “O Ministério da Saúde preconiza uma dose. Os grupos de estudos chegaram à conclusão que uma única dose tem 95% de eficácia”, disse. Também é fundamental que a mãe leve o cartão de vacinação da criança para registrar a proteção da criança. “Vacina tomada é vacina comprovada”, ressaltou.
O sintoma mais comum da hepatite A são as fezes claras, urina escura, náuseas e abatimento da criança. Todas as hepatites (de A a G) são causadas por vírus que atacam o fígado. Conforme a chefe do NAI, muitas vezes a criança tem a doença e passa como se fosse uma virose qualquer, sem maiores preocupações dos pais com o diagnóstico correto. “Para prevenir, a lavagem das mãos, frutas e verduras é primordial”, acrescentou.
Qualquer unidade básica de saúde possui a vacinação. Os horários mais comuns de funcionamento das unidades são: 7h30 às 11h e 13h30 ás 16h. No entanto, é preciso verificar em cada bairro. Em Nova Descoberta, por exemplo, a unidade básica só começa a vacinação a partir das 17h segundo a administradora Sueli Costa. O SUS também oferece a vacinação gratuita contra a hepatite B para adultos. Indiretamente, quem recebe essa imunização também fica livre da hepatite D. As outras hepatites não possuem vacinas fornecidas gratuitamente.
Reprodução: Jornal de Hoje