Natal sedia evento voltado para boas práticas na área da Saúde
Geral
24.04.2013
Grandes profissionais do ensino da Saúde no Brasil e no mundo se reúnem em Natal entre os dias 22 e 24 de abril para uma oportunidade de discussão e troca de experiências nas áreas de educação na Medicina e Enfermagem. O evento é uma realização da Rede Laureate, que reúne a cada dois anos os coordenadores de curso e diretores das Escolas do Conhecimento de diversos países. Neste ano, a Universidade Potiguar (UnP) foi a instituição escolhida para sediar o Best Practices da Saúde.
“A UnP faz parte de uma rede internacional que reúne universidades em mais de 29 países. Isso significa que onde há Escola da Saúde ao redor do mundo em uma universidade da rede Laureate, existem líderes, cientistas e pessoas ligadas à educação médica discutindo e realizando as práticas de saúde. É comum a rede reunir esses profissionais para fazer uma troca de experiências. A ideia é que as técnicas de formação em saúde se harmonizem ao redor do mundo”, afirmou a reitora da Universidade Potiguar, Sâmela Gomes.
Medicina e Enfermagem estão hoje entre as principais referências no ensino das ciências da vida dentro da Rede Laureate, desenvolvendo trabalhos pioneiros na pesquisa e na utilização de tecnologias de simulação na formação e capacitação de profissionais. Durante os três dias de evento, o Best Practices da Saúde contará com a presença de alguns dos maiores nomes do ensino da Saúde, representantes de países como: Brasil, Chile, Costa Rica, Chipre, Estados Unidos, Equador, Honduras, Japão, México, Panamá, Peru, Espanha e Turquia.
“Os profissionais se reúnem para mostrar o que fazem de melhor. Nós estamos honrados em sediar esse evento, uma vez que nossos cursos estão sendo vistos como referência na área de saúde. Esse é um sinal muito claro de que a UnP está bem à frente na promoção dos cursos de Medicina e Enfermagem”, reforçou Sâmela.
Entre os nomes presentes no evento estará o professor Sergio Timerman, médico da Divisão de Cardiologia Clínica do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Exercendo cargo de Diretor do Laboratório de Treinamento, Simulação e Pesquisa em Emergências Cardiovasculares, Timerman também foi o responsável pela implementação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) no Brasil.
Segundo ele, debater o dia a dia das práticas da saúde, principalmente em ambiente de formação profissional, é a melhor forma de identificar e encontrar soluções para os problemas. “Iniciei a criação do projeto Samu no Ministério da Saúde e exerço cargo de consultor na área de urgência e emergência do Ministério. Muitos dos conhecimentos adquiridos em minha trajetória estarão sendo repassados nesse evento, assim como farão diversos outros profissionais convidados. A melhoria do sistema de saúde parte da qualificação na formação dos profissionais”, disse.
Sergio Timerman é um dos responsáveis pela coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em todo o país. Segundo ele, a realidade do Rio Grande do Norte é a mesma encontrada nas outras capitais do Brasil. “Um dos maiores gargalos que prejudicam o funcionamento do sistema é a falta de educação e sensibilização da população. O famoso trote praticado por muitos brasileiros é um exemplo disso. Uma epidemia em todo o país. É preciso que a população conheça o qual ruim é isso. O trote deveria ser relacionado a uma prática criminal”, afirmou.
Outro ponto levantado por Timerman é a falta da estrutura dos hospitais. “Há cidades no país em que a maca da Samu acaba sendo a maca utilizada pelo hospital. Esse pequeno problema pode refletir em algo muito mais sério, impedindo que outros atendimentos de risco sejam realizados. Se os hospitais não possuírem uma estrutura básica para receber os pacientes, o Serviço de Atendimento Móvel acaba não servindo em nada”, avaliou.
Fonte: O Jornal de Hoje