3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Novo secretário de Saúde de Natal se reúne com diretor da Januário Cicco

Geral

03.01.2013

 

O novo secretário de Saúde de Natal, Cipriano Maia, se reuniu com o diretor da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), Kleber Morais, na manhã desta quarta-feira (2). A reunião foi convocada pelo próprio diretor da unidade, a fim de cobrar a recuperação imediata do sistema público de saúde para a nova gestão municipal.
 
Durante a visita, Cipriano Maia pode conferir de perto a situação da Januário Cicco, resultado da falência das maternidades municipais ao longo da gestão anterior. O acúmulo de pacientes em corredores levou a MEJC a suportar a demanda de 130 pacientes nos meses de outubro e novembro de 2012, das quais mais de 30 estariam acomodadas ao longo dos corredores da maternidade.
"Não podemos ver esta cena repetir-se com essa nova gestão. Precisamos de investimentos urgentes para que as três maternidades municipais funcionem com eficiência e acolha a população gestante que precisa de um atendimento digno", afirmou Kleber Morais. 
 
Sem médicos, maternidades suspendem partosMédicos cooperados voltam a atenderPara o novo titular da SMS, Cipriano Maia, a reestruturação das maternidades das Quintas, de Felipe Camarão e do Hospital da Mulher na Zona Norte são passos prioritários para os primeiros três meses de gestão.
 "São respostas que garantem um melhor atendimento à população e desafoga a maternidade escola. Estaremos empenhados nessa missão nesses primeiros meses", pontuou.
 
Sobre os desafios que a SMS encontrará, Cipriano mencionou que o maior deles é fazer com que o exercício profissional seja assegurado. "A paralisação das maternidades sempre se deveu ao não pagamento das cooperativas médicas. Nosso compromisso é o de unir esforços para garantir que os contratos  de prestação de serviços não sejam desrespeitados e que os prazos para os pagamentos não vençam", disse.

Fonte: Tribuna do Norte