3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Núcleos de Acesso e Qualidade inovam processos de trabalho da Sesap

Geral

10.09.2014

Para avaliar como está a sistematização dos Núcleos de Acesso e Qualidade (NAQ) nos cinco hospitais da rede pública estadual que foram escolhidos para o piloto do projeto, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza, na manhã da próxima quinta-feira (11), no 12º andar da instituição, a primeira reunião ampliada com os responsáveis por essa metodologia, para avaliar e discutir as próximas etapas. A reunião acontece das 8h às 12h.
Desde abril deste ano, a secretaria vem implantando NAQ’s em hospitais da rede estadual. Para essa primeira fase que termina em dezembro, foram selecionados os hospitais: Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, Ruy Pereira, Maria Alice Fernandes, Santa Catarina e João Machado, em Natal. Essa metodologia desenvolvida por técnicos da Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur) da Sesap tem por objetivo aprimorar de forma contínua os processos de trabalho e melhor assistir os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de 2015 a proposta da Sesap é levar essa metodologia para todo o estado.
De acordo com Denis Job, assessor técnico da Cohur e um dos responsáveis pelo projeto, “o NAQ surge como estratégia de apoio à gestão e qualificação do cuidado ao usuário. Para essa primeira fase foram realizados treinamentos semanais nos hospitais selecionados. Na ocasião foi trabalhada a metodologia dos NAQ’s para atuar na busca, análise e proposição de soluções para os diversos problemas da unidade hospitalar, no intuito de apoiar a gestão, democratizar as decisões que afetem a unidade e melhorar os indicadores de qualidade da assistência”, explica.
Essa reunião de quinta-feira será a primeira “ampliada”, onde vão participar representantes dos cincos NAQ’s já em funcionamento no estado e também do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que tem um Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) implantado com a política do Programa SOS Emergências e segue uma metodologia similar.
]“Nesse momento iremos trabalhar de forma a favorecer a articulação colegiada entre os diferentes NAQ’s, para extrapolar a gestão interna da unidade e incluirmos as discussões em rede. Mensalmente serão realizadas reuniões com as ‘células do NAQ’ de forma a avaliar o projeto como um todo, bem como favorecer o diálogo e a formação de uma rede entre as unidades participantes”, explica Denis Job.

 

Fonte: SESAP/RN