Pau dos Ferros sedia oficina do “Programa Mais Médicos” no Alto Oeste potiguar
Geral
21.02.2014
Foi realizada na manhã de ontem, 20, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública, sediada em Pau dos Ferros, uma reunião Loco Regional destinada aos gestores e médicos do Programa Federal “Mais Médicos”.
O encontro, que foi conduzido por Lyane Ramalho, Coordenadora do PROVAB/UFRN e Tutora do Programa ‘Mais Médicos’ no RN, teve como objetivo fazer uma abordagem avaliativa sobre os avanços e desafios enfrentados pelos profissionais da Atenção Básica nesses primeiros dias no exercício pleno de suas atividades laborais.
Durante a oficina, foram trabalhados, em forma de dinâmica, e, depois, divididos em grupos para a apresentação do produto final, os problemas e soluções encarados pelos médicos cubanos nos municípios para os quais foram designados.
Os temas trabalhados foram, pela ordem: Assistência (refletir em relação a atenção à saúde de cada território); Resolutividade (refletir sobre o atendimento após o diagnóstico e tomada de decisão clínica); Vida (refletir sobre a rotina e que tenha a ver com o programa) e, por fim, Gestão (refletir sobre os avanços e fortalezas em relação à gestão).
No RN, esta é a segunda reunião realizada com este propósito. A primeira aconteceu na Região Metropolitana. A próxima está prevista para a IV Ursap, em Caicó. A 6ª Região de Saúde foi contemplada com 26 profissionais do programa ‘Mais Médicos’, distribuídos em 21 municípios do Alto Oeste potiguar.
Também participaram da reunião, os supervisores do Programa ‘Mais Médicos’: Ana Maria Dantas, Isac Axel, Alcebíades Paiva, Petrônio Spinnelli, os membros da Comissão Coordenadora Estadual do PROVAB/Mais Médicos, Maria Elisa Garcia e Antônia Karolini e, ainda, o gerente da VI Ursap, Temístocles Maia, e a técnica, Nara Cley Abrantes, Coordenadora da Atenção Básica na Unidade Regional de Saúde.
Reprodução: Jornal de Hoje