3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Pediatras a serviço da sociedade

Artigos

08.07.2019

Pediatras a serviço da sociedade

Eles salvam vidas e preservam a saúde do nosso futuro (Foto: Divulgação)

O pediatra é o profissional de saúde capacitado para acompanhar e intervir em eventuais problemas de saúde da criança, além de orientar sobre os cuidados necessários e promover a prevenção de doenças. No dia 27 de julho é comemorado o dia deste profissional e a Cooperativa Médica do RN – Coopmed-RN – possui em seu quadro de especialistas 217 médicos pediatras que atendem na rede de atenção básica em saúde e em hospitais públicos e privados, realizando atendimentos dos mais simples aos super complexos. Para o superintendente da Coopmed-RN, Márcio Paiva, cuidar da saúde da criança é fundamental para que ela desfrute plenamente da infância e leve esses resultados para a vida adulta.

A Cooperativa chama a atenção para a importância deste profissional, que promove uma assistência integral à criança, até a idade de 15 anos. “Os pediatras representam o recurso mais qualificado para atender a criança e o adolescente, tanto em nível de atenção primária quanto em níveis de maior complexidade”, afirma o presidente da Coopmed, Marcelo Cascudo. O trabalho do pediatra contribuiu, através dos tempos, sobretudo nas últimas décadas, para diminuir a morbidade e a mortalidade de crianças e adolescentes no Brasil.

Para cumprir adequadamente esses propósitos, a boa formação técnica do pediatra é fundamental. Todos reconhecem a necessidade de um pediatra bem formado, permanentemente em educação continuada e com compromisso profissional, moral e ético. “Constantemente a Coopmed promove cursos de atualização, com base na avaliação da melhor certeza científica, porque as decisões médicas são vitais para o paciente”, reforça o superintendente.
A exemplo do que informou o Márcio Paiva, no início de julho, a cooperativa promoveu o curso de Eco Cardiograma Funcional ou Ultrassom Cardíaco a beira do leito para pediatras. Além disso, pelo menos três vezes ao ano, é realizado para os especialistas o PALS (Emergências pediátricas). “Os cursos além de qualificar, atualizam os profissionais sobre ferramentas úteis e modernas na rotina diária de urgências e UTI”, explica o superintendente.