Por ano são descobertos 150 casos de câncer infanto-juvenil no RN
Geral
06.11.2013
O câncer é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 1 a 19 anos no país. As mortes por neoplasias em crianças ganham cada vez mais importância, são mais de nove mil casos por ano, conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O câncer infanto-juvenil possui características específicas. Enquanto o câncer no adulto se desenvolve lentamente, na criança é muito mais agressivo. Isto acontece porque as células se multiplicam rapidamente, devido a fase de crescimento. Mas se esta alteração for descoberta no início a taxa de cura varia de 80% a 90%. O mês de novembro também é conhecido como “Novembro Dourado”, cor que simboliza a luta contra essa enfermidade que atinge crianças e adolescentes. O Palácio do Planalto, em Brasília, e o Elevador Lacerda, em Salvador, ficarão iluminados de dourado durante este mês. Em Natal, alguns pontos turísticos devem aderir a campanha nos próximos dias.
O objetivo é democratizar a importância da discussão do Câncer Infanto Juvenil para sensibilizar o Ministério da Saúde, visando à implementação da campanha pelo Governo Federal, em prol do diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil, como ocorre com o “Outubro Rosa”. No Rio Grande do Norte, anualmente, surgem, em média, 150 casos de câncer infanto-juvenil, sendo que 80% destes são oriundos do interior do Estado.
O diagnóstico precoce influencia no prognóstico da doença oncologista. O presidente da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, Rilder Campos, aconselha os pais a monitorar manchas roxas na pele, dor de cabeça constante, palidez, dor óssea, febre sem causa aparente e gânglios pelo corpo. Para os países desenvolvidos, a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica afirma que a taxa de cura supera os 70%. Realidade esta longe de ser alcançada no Brasil e o principal motivo é a dificuldade que os profissionais têm de diagnosticar a doença de forma precoce. Segundo Rilder Campos, no RN a média de cura gira em torno de 48%
A Casa Durval Paiva participou na última quinta-feira (30 de outubro) do lançamento da Campanha Novembro Dourado, durante o 18º Congresso Nacional de Voluntários e Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONVOCC), promovido pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio à Criança com Câncer (CONIACC), na cidade de Fortaleza. O ponto alto da campanha será no dia 23, quando é referendado o Dia Nacional, Estadual e Municipal de Combate ao Câncer Infanto-juvenil. Em Natal, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) realizarão, durante este mês, diversas ações de mídia visando sensibilizar a sociedade para o combate ao câncer infanto-juvenil.
Rilder Campos, presidente da Casa, ressalta que o Novembro Dourado levará para a sociedade ações de conscientização voltadas para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, com o objetivo de esclarecer a população. Durante todo o ano, a Casa Durval Paiva já realiza diversas atividades com esta finalidade. “É necessário que o diagnóstico seja feito o quanto antes, pois a chance de cura é muito alta desde que diagnosticado no início. Quanto mais tempo passar, menor será a chance de cura”, afirmou. De cada dez crianças com a doença, apenas seis são diagnosticadas. “Além disso, é fundamental que tenhamos mais especialistas, mais médicos, de modo a garantir mais acesso a população, para que a criança, com câncer, possa efetivamente ser diagnosticada mais cedo. Visamos a cura sem sequela. A cura plena, pois requer um tratamento menos invasivo”, destacou.
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o número estimado de casos novos de câncer infanto-juvenil é de 4.700 a 19.000 por ano, mas apenas 3.040 casos são registrados, e dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado. Um dos objetivos do movimento é estimular ações educativas e preventivas, tornando conhecido ao maior número de pessoas os sintomas e os sinais da doença.
A Campanha do Diagnóstico Precoce, realizada pela Casa Durval Paiva no Rio Grande do Norte ocorre desde 2002, levando informação sobre o Diagnóstico Precoce do câncer infanto-juvenil, em capacitações para os profissionais da área da saúde, através das Regionais de Saúde do Estado, assim como, através de fixação de cartazes no comércio, exibição de peça teatral de mamulengos e distribuição de panfletos em escolas de todo o Estado. A campanha também é veiculada na mídia impressa e eletrônica.
O Ministério da Saúde criou, em 2005, a Política Nacional de Atenção Oncológica, que prega a necessidade de integração da atenção básica às médias e altas complexidades. Esta política defende a facilitação do acesso a todas as instâncias de controle do câncer, por meio de uma linha que alcançasse todos os níveis de atenção e atendimento. Destaca ainda a importância da elaboração de ações de saúde voltadas para a prevenção e o diagnóstico precoce – uma política sob a responsabilidade das secretarias municipais de saúde. O Novembro Dourado é uma ação realizada pela CONIACC (Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com câncer).
Fonte: Jornal de Hoje