3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Postos de Saúde de Natal são abertos neste sábado para o ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe

Geral

20.04.2013

Neste sábado (20) está acontecendo em todo o Brasil o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Vírus da Influenza, que está sendo realizada pelo Ministério da Saúde desde o último dia 15 e prossegue até 26 de abril. O ‘Dia D’ tem o objetivo de imunizar o maior número de pessoas contra a gripe, em todos os estados do Brasil.

Em Natal a vacinação contra a gripe será disponibilizada até às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, atendendo ao público-alvo da campanha, que é destinada à pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a dois anos, portadores de doenças crônicas com idades entre dois a 59 anos de idade e profissionais de saúde.

Pela manhã, assim que foram abertos, os postos de saúde já começavam a receber as primeiras pessoas para a vacinação. No bairro das Rocas, zona Leste de Natal, às 8h da manhã, cidadãos como a aposentada Maria de Fátima Nunes, de 60 anos, se apresentavam, com carteira de vacinação em punho, afim de garantir a imunização a tempo. “Vim logo cedo com meu esposo para tomar a vacina pois não podemos deixar pra depois. É bom garantir essa proteção enquanto o governo está dando essa oportunidade, pois nessa idade, temos que tomar todos os cuidados para não adoecer”, disse.

A dona de casa Kátia Rejane, levou a pequena filha, Yasmin, de 10 meses para tomar a vacina preocupada em preservar a saúde da filha, para que não tenha que recorrer ao serviço público de saúde por motivo da doença. “É importante garantir que minha filha tome a vacina, para evitar que ela adoeça, pois se isso acontecer e eu tiver que recorrer aos hospitais públicos, o transtorno será grande, pois a saúde continua um caos”, afirmou Kátia.

Em Natal, a meta é vacinar 80% do público alvo, o que corresponde à pelo menos 104.559 pessoas. Para viabilizar o cumprimento desta meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está disponibilizando cerca de 140 mil doses da vacina contra o vírus Influenza, e 1500 profissionais que estarão distribuídos nas unidades básicas de saúde dos cinco Distritos Sanitários da cidade, até o final da Campanha.

Reprodução: Jornal de Hoje