3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Recaída em viciados tem área específica no cérebro

Geral

11.05.2016

Cientistas dos Estados Unidos identificaram uma área do cérebro que pode ser responsável pela recaída de viciados em heroína, segundo notícia da BBC. O estudo, publicado na revista Nature Neuroscience, mostrou que parte do córtex pré-frontal medial fica mais ativa em viciados. Os cientistas fizeram experimentos com ratos viciados em heroína e descobriram que, quando bloqueavam células nervosas na região, havia menos recaída.

O estudo trabalhava a ideia de que quando os viciados param de usar heroína e voltam a lugares onde costumavam usar a droga, a chance de ter uma recaída é grande. Os ratos foram treinados a usar heroína em um ambiente específico, depois foram para a "reabilitação" em um outro ambiente sem acesso à droga, onde o piso, as luzes e os sons eram diferentes. Quando os ratos estavam "limpos", voltaram ao lugar onde costumavam receber a dose de heroína e demonstraram comportamento de busca pela droga.

Ao examinar os cérebros dos ratos, os pesquisadores encontraram uma atividade maior em alguns neurônios do córtex pré-frontal medial. Eles usaram duas drogas, muscimol e baclofen, para inibir essa região, e então o comportamento dos ratos de procurar pela droga diminuiu.

Infelizmente, transferir o mesmo tratamento para humanos não parece viável. "Humanos viciados são bem diferentes dos ratos, geralmente usam mais de uma droga, são complexos", diz Jennifer Bossert, do Instituto Nacional de Abuso de Drogas nos Estados Unidos. Ian Stolerman, da King's College London, também parece cético: "Essa pesquisa é uma conquista importante, que traz novas descobertas sobre quais células nervosas do cérebro são importantes para o comportamento de procurar drogas em modelos animais. Mas isso não quer dizer que há um caminho para novos tratamentos em um futuro próximo".

Reprodução: http://saude.hsw.uol.com.br/