3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Rio Grande do Norte avança na atenção a saúde da pessoa com deficiência

Geral

06.11.2014

Melhorar o cuidado e a atenção da saúde da pessoa com deficiência transitória ou permanente. Com esse objetivo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Centro de Reabilitação Infantil/Adulto (CRI/CRA) tem investido para que cada vez mais serviços no Rio Grande do Norte possam se credenciar junto ao Ministério da Saúde como Centros Especializados em Reabilitação – CER. Com essa habilitação, os 16 pontos de atenção a pessoas com deficiência que existem hoje no estado passam a receber mais incentivos do MS, no sentido de melhorar ainda mais a saúde desse segmento populacional.
Os Centros Especializados em Reabilitação são uma iniciativa do Ministério da Saúde para ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de habilitação e reabilitação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No RN atualmente apenas o CRI/CRA tem habilitação para funcionar como CER. Mas os municípios de Natal, Mossoró, Currais Novos, Parnamirim, Assú, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São José de Mipibú já enviaram projetos ao órgão federal para também poderem prestar esse serviço à população.
De acordo com Marilene Soares, diretora geral do CRI/CRA, “com a habilitação não houve alteração de público, continuamos com uma média de sete mil atendimentos por mês, mas conseguimos mais na educação permanente dos profissionais e na estrutura física. Como a construção de uma nova piscina, com todos os requisitos para garantir a acessibilidade aos usuários e a aquisição de um micro-ônibus especial totalmente adaptado e equipado para o transporte de pacientes, com 18 lugares, sendo seis para cadeirantes, e espaço para o transporte de cão-guia. Estamos num processo de contratação de motoristas e acreditamos que em 30 dias estará disponível aos nossos usuários. O veículo foi viabilizado pela Sesap junto ao Ministério da Saúde, num investimento de R$ 238 mil. Além disso, houve ainda a reforma do laboratório de genética humana. Os atendimentos estarão disponíveis dentro de 15 dias, beneficiando os pacientes de todo o estado.
A diretora do CRI/CRA destaca ainda como avanços da atual gestão os investimentos em educação permanente. “Na última semana, nos dias 29 e 30 de outubro, realizamos em Natal o 10º Seminário de Reabilitação do Rio Grande do Norte, no Hotel Praia Mar, que este ano trouxe como temática ‘Centro Especializado em Reabilitação – CER: uma realidade em construção’. A princípio abrimos para 500 vagas, mas a procura foi tão intensa que ampliamos esse número, e cerca de 600 pessoas participaram, entre profissionais dos serviços especializados, gestores de saúde dos municípios e estudantes de curso superior. O sucesso foi tão grande, com a adesão dos participantes e a qualidade das palestras, que já estudamos a necessidade de transformar o seminário em um congresso cientifico nacional”, destaca.
No evento deste ano, os debates e conferências destacaram o “atendimento às pessoas com deficiência: conquistas e desafios”, “deficiência intelectual: diagnósticos diferenciais, conquistas e desafios”; “cuidados em saúde bucal no cotidiano das pessoas com deficiência” e “assistência à pessoa amputada: sua complexidade desde a cirurgia até a adaptação”. Encerrando a programação, o paratleta Fernando Fernandes (Ex-BBB), emocionou a todos com sua história de superação, após sofrer um acidente de carro que o deixou paraplégico.

 

Fonte: SESAP/RN