3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

RN recebe 6 toneladas de larvicida

Geral

15.12.2015

O Ministério da Saúde enviou seis toneladas de larvicida para o Rio Grande do Norte para eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, Zika e chickungunya. O volume é suficiente para tratar o equivalente a 120 piscinas olímpicas, ou seja, 3 milhões de litros de água.

Para todos os estados das regiões Nordeste e Sudeste, o MS liberou mais 17,9 toneladas do produto . Cada quilograma do produto é capaz de tratar 500 mil litros de água. O larvicida é utilizado quando não é possível eliminar o foco de água parada, local de reprodução do mosquito.

De janeiro a novembro deste ano, foram enviadas 5,4 toneladas para o RN.  Neste mesmo período, o Ministério da Saúde encaminhou a todos os Estados, 114,4 toneladas de larvicida, garantindo o tratamento de 57,2 bilhões de litros de água.

Para o próximo ano, o Ministério da Saúde já adquiriu mais 100 toneladas do produto, que deverá garantir o abastecimento até junho de 2016. Entre outubro deste ano e junho do próximo ano, a soma de recursos investidos alcancará R$ 10 milhões.

A quantidade enviada pelo Ministério da Saúde corresponde à demanda apresentada pelas próprias Secretarias Estaduais de Saúde, levando em consideração a situação epidemiológica local e o histórico de consumo.

A compra e a disponibilização de equipamentos para aplicação de inseticidas e larvicidas integram uma das três frentes (Mobilização e combate ao mosquito) do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado este mês pela presidenta da República Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

Fonte: Tribuna do Norte