3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Saúde // Congresso discute ações do SUS no RN

Geral

16.11.2011

Tem início hoje, seguindo até sexta-feira, no Hotel Pestana, o XII Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte. Esse ano, o congresso tem como tema principal "Consolidando o SUS: Rumo à plenitude da Gestão Municipal". O evento tem como objetivo discutir a implantação das ações na gestão SUS nos municípios do Rio Grande do Norte e encontrar soluções para os problemas relacionados a promoção à saúde.

Na programação, cursos e oficinas para os participantes relacionados à Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS; Judicialização na Saúde; Gestão do Fundo Municipal de Saúde. O Congresso ainda vai sediar a I Mostra Potiguar de Experiências Municipais em Saúde, que tem como tema: "Aqui tem SUS", com a presença do secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, e do secretário Nacional da Atenção Básica, Helvécio Magalhães.

PROGRAMAÇÃO

Hoje

CURSO 1: Desafios e perspectivas da Atenção Primária à Saúde;
CURSO 2: Ciência e Tecnologia com foco na Assistência Farmacêutica Básica (HÓRUS);
CURSO 3: Os componentes da Política Nacional da Gestão Estratégica e Participativa do SUS: ouvir, realizar, monitorar e participar.

Amanhã

Abertura Oficial
MESA 1:
Cultivando a Paz e Promovendo a Saúde no contexto da integralidade da atenção;
MESA 2: Judicialização na Saúde: o princípio da equidade em detrimento da universalidade.

Sexta-feira

MESA 3: Tecendo Redes de Atenção à Saúde e estruturando linhas de cuidados locorregionais;
MESA 4: Gestão do fundo municipal de saúde: normas e rotinas na utilização dos recursos financeiros.
Reprodução: Diário de Natal