3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

SAÚDE NA COPA

Geral

19.09.2013

 
Câmara Temática avalia ações na Copa das Confederações
 
A troca de experiências entre as cidades-sedes ajudará a aperfeiçoar as ações para a Copa do Mundo no próximo ano
 
A 12ª reunião da Câmara Temática da Saúde ocorre em São Paulo, entre  quarta-feira (18) e sexta (20), na Sala do Conservatório da Praça das Artes. O grupo, coordenado pelo Ministério da Saúde e integrado pelas 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos, irá avaliar as ações de saúde colocadas em prática durante a Copa das Confederações que ocorreram no país e na Jornada Mundial da Juventude. A ideia é que as seis cidades que foram palco dos jogos troquem experiências com os demais municípios que irão abrigar a Copa do Mundo de 2014.
 
Durante os três dias do encontro, os participantes irão pactuar a sistemática de monitoramento e avaliação dos Planos Operativos da Saúde das cidades-sede da Copa do Mundo e pactuar metas a serem alcançadas até 2014.
 
O diretor de programas do Ministério da Saúde, Adail Rollo, que participa do evento, destacou a importância da Câmara Temática para intensificar o debate entre os gestores de saúde das cidades e estados que irão sediar o mundial de futebol. “Este é um momento importante para aprendermos e discutirmos experiências em eventos de massa, o que irá nos ajudar a desenvolver as ações de prevenção, promoção à saúde nas semanas que antecedem e durante os jogos”, destacou.
 
Entre as palestras, a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) da Prefeitura de São Paulo fará uma apresentação sobre cuidados relacionados aos grandes eventos nas cidades, no que diz respeito à infraestrutura urbana e meio ambiente. Também haverá a apresentação do plano de ações de vigilância sanitária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) durante os jogos da Copa da Confederações. Ainda no evento, os representantes do Ministério da Saúde farão avaliação sobre o funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) e do Centro de Operações Conjuntas da Saúde Nacional (CIOCs).
 
COPA DAS CONFEDERAÇÕES- Uma das importantes ações de vigilância durante o evento foi a implantação do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde Nacional para monitoramento da situação de saúde e da capacidade de atendimento, articulado com os Centros Integrados de Comando e Controle.
 
Da sede do Ministério da Saúde, durante todo o período de realização da Copa das Confederações, o CIOCS Nacional se comunicava com os CIOCS Regionais implantados em cada cidade-sede reunindo as informações de saúde, além de auxiliar na tomada de decisões. Essa equipe de trabalho consolidava, monitorava, analisava e emitia relatórios com informações de saúde para apoiar a gestão no âmbito do evento de massa e permitir a definição do diagnóstico da situação. Os locais sob monitoramento dos CIOCS foram arenas, centros de treinamentos, portos e aeroportos, serviços de saúde, hotéis e restaurantes, além dos locais onde existia agenda de eventos culturais.
 
O Ministério da Saúde enviou ainda representantes das áreas de vigilância ambiental, epidemiológica, atenção à saúde e vigilância sanitária para cada CIOCS regional. Ao todo, 91 profissionais do ministério participaram destas atividades. O CIOCS nacional era composto por uma equipe multisetorial de aproximadamente 10 pessoas em escala de plantão. Em relação às cidades-sede, cada uma montou o seu CIOCS dois a três dias antes dos jogos e definiu a quantidade de profissionais e as áreas envolvidas.
 
Considerando os 16 jogos da Copa das Confederações, 1.619 atendimentos foram realizados dentro e fora das arenas pelos serviços privados contratados pela FIFA e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
CÂMARA TEMÁTICA- Desde 2011, o Ministério da Saúde organiza reuniões da Câmara Temática da Saúde. O grupo congrega as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).  Nas reuniões são debatidos os planos de ações de saúde nas cidades sede. Desde maio de 2011 até agora já foram realizados 11 encontros. Entre os objetivos da Câmara destacam-se a coordenação do planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas; ações estratégicas e apoio às ações com os municípios-sedes.
 
Cada cidade-sede assumiu o compromisso de elaborar seu plano operativo da saúde, de acordo com as necessidades locais, com base no Plano Mestre de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública do SUS do Ministério da Saúde. O plano nacional determina estratégias como o regime de plantão durante o período do evento na Rede de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), e define a manutenção das Equipes de Respostas Rápidas em alerta 24h para investigação das notificações recebidas.
 
XII Reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo
Data: 18 a 20 de setembro
Local: Sala do Conservatório da Praça das Artes. Avenida São João, 281. Centro (São Paulo–SP)
Abertura:às 19h30min (dia 18 – quarta-feira)

Fonte: Portal da saúde