3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Secretaria de Saúde quer unificar Central Metropolitana de Regulação

Geral

23.04.2013

O Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC) da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de oficinas realizadas nos últimos dias 16 e 17, no Auditório da FUNASA, definiu as principais diretrizes para viabilizar uma Central Metropolitana de Regulação, em cogestão com a Secretaria Estadual de Saúde.

O objetivo da Central é a regulação do fluxo de referência, assegurando aos usuários acesso aos serviços de saúde, seja ambulatorial ou hospitalar, com equidade e integralidade.

No fechamento das oficinas foi definida a criação de uma Comissão de Assessoramento que irá subsidiar com informações a Central. A Comissão será formada por membros do município de Natal, do Governo do Estado e dos municípios que compõem a Comissão de Intergestores Regionais (CIR).

Segundo o diretor do DRAC, Haroldo do Vale, a Central Metropolitana, sob o comando do município de Natal, passará a regular os exames de alta e média complexidade que estão, hoje, sob a responsabilidade do Estado. “Os leitos têm que passar pela Central de Regulação, uma vez que todas as vagas da rede vão estar conectadas pela Central de Regulação”, concluiu.

Os exames de alta complexidade englobam a quimioterapia, ressonância, radioterapia, internação hospitalar e os provenientes das Redes Móveis de Urgência do SAMU, enquanto os de média complexidade abrigam os exames ambulatoriais e de ultrassonografia, RX entre outros.

Esse novo modelo da Central ainda está em fase de estudo. Quando em funcionamento, pretende agregar toda a regulação do município de Natal, bem como dos demais municípios que fazem parte da CIR: Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.

Reprodução: Jornal de Hoje