3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Servidores municipais da Saúde fazem manifestação amanhã na Maternidade das Quintas

Geral

19.09.2013

Os servidores municipais da Saúde de Natal fazem uma manifestação amanhã (19), às 8h, na Maternidade das Quintas. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde/RN), a atividade integra o calendário de protestos da categoria, realizados semanalmente às quintas-feiras, por não entrar em acordo com o governo acerca da pauta de reivindicações proposta pelo sindicato durante esta campanha salarial.
 
Segundo o Sindsaúde, a escolha da maternidade considera as reclamações dos próprios servidores da unidade, em relação à estrutura física da maternidade que, o sindicato afirma ter focos de mofo nas paredes de diversos setores, inclusive no centro obstetrício e na copa. Os servidores também reclamam de vazamentos nos banheiros e falta de refrigeração adequada nas salas de parto.
No dia 9 de agosto, o sindicato solicitou uma audiência com o secretário municipal de saúde, Cipriano Maia, para tratar exclusivamente da Maternidade das Quintas. Junto ao pedido de audiência, o sindicato encaminhou um relatório com fotos de setores da maternidade. Servidores e representantes do governo ainda não se reuniram.
 
Os servidores municipais pedem reajuste de 27,08% nesta campanha salarial, referente a dois anos sem aumento, de acordo com o Sindsaúde. Na segunda-feira passada (16), o prefeito Carlos Eduardo recebeu o Sindsaúde, entre outros sindicatos, em audiência para responder às reivindicações dos servidores. O prefeito e os representantes das secretarias de Saúde, Planejamento e Administração afirmaram que não poderia conceder o reajuste neste ano, devido a uma suposta crise orçamentária.
 
A diretora do sindicato, Célia Dantas, diz que "a Secretaria Municipal de Saúde também resolveu aumentar o número de plantões da enfermagem, que antes era de 10 e agora passou para 12", além de "os servidores enfrentarem as péssimas condições físicas, a falta de medicamentos e o não reajuste salarial". 
 
Após o encontro com o prefeito, a categoria se reuniu em assembleia na mesma tarde e aprovou para o dia 1º de outubro uma paralisação das unidades de saúde e uma passeata até a sede do governo municipal.

Fonte: Tribuna do Norte