3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Sesap percorre municípios do Rio Grande do Norte para controle do tracoma

Geral

25.09.2014

O Programa Estadual de Controle do Tracoma da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inicia  a campanha de 2014, que irá percorrer escolas públicas de 12 municípios do Rio Grande do Norte, selecionados pelo Ministério da Saúde. O tracoma é uma doença dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia tracomatis, que ocorre principalmente em crianças. A expectativa é examinar 20 mil alunos na faixa etária de 5 a 14 anos.

Os técnicos da Sesap iniciam o trabalho pelas escolas públicas de Natal, e em seguida seguem para o interior do estado. A campanha será concluída até o dia 31 de outubro e tem o objetivo de eliminar o tracoma como causa de cegueira. A equipe é composta por técnicos da Sesap, das Unidades Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, todos certificados no Tracoma pelo Ministério da Saúde e com trabalhos aprovados em congressos da área.

Os municípios que serão visitados pela equipe técnica da Sesap são: Assu, Baía Formosa, Brejinho, Canguaretama, Ceará Mirim, Lagoa de Pedras, Macaíba, Mossoró, Natal, Rio do Fogo, São José de Mipibú e Touros.

No ano de 2013 foram examinados 21.229 alunos, sendo 349 casos diagnosticados através do exame ocular externo, feito pela oftalmologista do programa. “Para cada aluno com diagnóstico positivo é feita uma visita domiciliar para exame e tratamento dos familiares”, explica Nivan Costa, umas das coordenadoras do programa.

O tratamento é fácil e se não for realizado pode prejudicar a visão. Os principais sintomas são: olhos vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando com sensação de areia e intolerância à luz. A transmissão acontece por meio da secreção dos olhos com tracoma, de uma pessoa para outra, principalmente em ambientes coletivos como escolas e creches, através de objetos contaminados (lápis, borracha, caneta, roupas de cama, lenços, toalhas de rosto e de banho). 
 
As medidas de prevenção são: lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia; não coçar os olhos, não usar toalhas ou lenços de outras pessoas e evitar dormir na mesma cama com várias pessoas. Saneamento básico, acesso à água potável e destino adequado do lixo são medidas muito importantes para evitar o tracoma.

Sesap trabalha para controle da Hanseníase e Geo-helmitíase

A triagem para diagnóstico e tratamento da hanseníase é feita através do preenchimento de uma ficha de auto-imagem (um formulário para mapeamento de lesões), preenchida em casa, com base na qual o aluno e seus familiares são referenciados ao serviço de dermatologia.

No caso das Geohelmintíases, que constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais causadas principalmente pelos Ascaris Lumbricoides, Trichuris Trichiuria e Ancilostomídeos, é realizado o tratamento coletivo, no qual todos os alunos com idade entre 5 e 14 anos recebem a dosagem do medicamento albendazol.

Fonte: Assessoria Sesap