3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Sesap realiza testes gratuitos para HIV, DST e hepatites virais em Natal

Geral

16.12.2014

O Brasil registrou mais de 39,5 mil novos casos de Aids diagnosticados no ano passado, sendo que aproximadamente 4,2 mil foram notificados no Rio Grande do Norte, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Deste total, 68% correspondem ao sexo masculino e 32%, ao feminino, revelando que a incidência ainda é maior entre os homens, mais resistentes ao uso de métodos de prevenção e à realização de exames clínicos. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza nesta terça-feira (16), a ação “Fique Sabendo”, que consiste na realização de testes rápidos e gratuitos para a sociedade no estacionamento do Centro de Atividades Integradas do Sesi/CTGás, em Lagoa Nova.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, Sônia Cristina, os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo do usuário, realizada na mesma hora. Além do HIV/Aids, quem esteve no local também pode fazer exames rápidos para o diagnóstico de sífilis e as hepatites virais, tipo B e C, dentro da ação. Ela afirmou que a ação, criada pelo Ministério da Saúde, é importante para incentivar o diagnóstico precoce de doenças como Aids, sífilis e das hepatites virais, que geralmente são descobertas tarde, o que pode comprometer a eficácia do tratamento. E disse como era feito os exames.

“O sangue coletado é colocado em dois dispositivos de testagem e para chegar ao resultado, o profissional segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, é feito outro teste com um terceiro para confirmação”, explicou.

Sônia lembrou que o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais feitos em laboratórios e que não há necessidade de repetição, já que esse método permite, em apenas meia hora, que a pessoa faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário, com início do tratamento adequado. Tudo feito de forma confidencial para não expô-la.

“A Sesap já faz ações semelhantes, mas desta vez intensificou a campanha, para que os casos identificados sejam encaminhados tão logo para o início do tratamento adequado, principalmente nos casos positivos de hepatites, que geralmente demoram para serem diagnosticadas, por serem doenças silenciosas e, quando descobertas, podem ainda serem confundidas com outras doenças. Isso prejudica muito a recuperação da pessoa e causar até a morte dela”, alertou.

Conforme dados do Boletim Epidemiológico HIV-Aids 2014 divulgado pelo Ministério da Saúde, a estimativa é que existam aproximadamente 734 mil pessoas portadoras do HIV no Brasil, no entanto, de cada cinco, uma não sabe que carrega o vírus. E, entre aquelas que sabem, cerca de 191 mil não fazem nenhum tipo de terapêutica. Hoje, há 589 mil pessoas diagnosticadas com o vírus, das quais 398,5 mil estão em tratamento.

Expectativa é fazer 700 testes

A expectativa da Sesap é realizar cerca de 700 exames durante todo o dia. A auxiliar administrativa Iara Araújo, grávida de cinco meses, chegou antes das 8h na unidade móvel para fazer o teste rápido para hepatites virais. Ela disse que sempre faz check-up periódico como forma de prevenção às doenças e que intensificou os procedimentos depois que se descobriu a gestação. Ela disse que, apesar de já ter sido vacinada contra Hepatite B, resolveu fazer o teste por precaução.

“Sempre fui muito cuidadosa com a minha saúde, de ir regularmente ao médico e fazer os exames periódicos e ainda mais agora, grávida do meu primeiro filho. Soube que teria essa ação gratuita aqui através de um telejornal e aproveitei que iria passar aqui perto e vim. Não custa nada e ainda saio daqui tranquila. É muito importante que todos tenham esse cuidado”, falou.

O estudante Emanoel Paiva também procurou a unidade da Sesap para fazer os testes para HIV, DST/Aids e hepatites virais, junto com os colegas de turma e, apesar das brincadeiras, afirmou que estava confiante com os resultados. “Será a primeira vez que farei esses tipos de exames, mas também me cuido muito, sou atento à saúde e sempre vou ao médico regularmente”, disse.

Reprodução: Jornal de Hoje