3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

SMS disponibiliza vacina dTpa para gestantes e profissionais de saúde

Geral

03.03.2015

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está disponibilizando a vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) nos serviços de saúde de Natal. A dTpa foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina adsorvida de difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular) tem o objetivo de diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos, pois, oferece proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida quando a criança ainda não teve a idade de se vacinar.

Segundo a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Solange Cruz, o grupo alvo para a vacinação é gestante a partir da 27° semana de gestação, e os profissionais de saúde (médico anestesista, ginecologista, neonatologista, obstetra, pediatra, enfermeiro e técnico de enfermagem) que atendem recém-nascidos nas maternidades e UTIs neonatais.

“A vacina (dTpa) esta sendo oferecida em todas as salas de vacinas da rede municipal, para as gestantes. Já os profissionais de saúde deverão receber a dose indicada na maternidade onde trabalha”, informou Solange.

Ela adiantou, que “é necessário que esse público procure as salas de vacinas para receber sua dose e assim, manter afastado de nossas crianças a possibilidade de adoecimento por coqueluche”.

Segundo os registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período de 2007 a 2013, foram confirmados 17.532 casos de coqueluche no país, dos quais (64,5%) ocorreram em menores de um ano de idade.

Em relação à mortalidade por coqueluche no mesmo período (2007 a 2013), chama atenção que dos 301 óbitos por coqueluche em todas as faixas etárias, (98%) ocorreram em menores de um ano de idade, sendo mais frequente na faixa etária até 3 meses de vida.

Fonte: Jornal de Hoje