Vale do Ribeira recebe 34 cubanos do Mais Médicos
Geral
16.12.2013
Trinta e quatro cubanos foram enviados na última sexta-feira (13) pelo programa Mais Médicos ao Vale do Ribeira, na região sul de São Paulo. Eles vão atender comunidades que raramente recebem a visita de um médico, como os bairros Areia Branca e Conchas, na cidade de Barra do Turvo. O município de 7.727 habitantes, na divisa com o Paraná, tem o segundo pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado. De acordo com o prefeito Henrique Barbosa da Mota (PT) os bairros ficam a uma distância de até 70 km da área urbana, isolados por estradas que cortam áreas de preservação permanente, onde até a chegada da luz elétrica é complicada.
— Imagine, então, um médico. Quando chega é um acontecimento.
Os médicos, destinados a 17 municípios, foram recebidos com rojões e festa, em Registro, a principal cidade da região. Barra do Turvo foi contemplada com três profissionais, mais que o dobro do número atual – são apenas dois. O prefeito espera, com a chegada dos cubanos, começar a trabalhar a medicina preventiva no município.
— Até agora, por falta de médicos, a gente estava sempre correndo atrás do prejuízo. Os casos chegam à rede de saúde exigindo ação imediata.
Fonte: R7