3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Zika oferece risco de microcefalia de apresentação tardia

Geral

31.08.2016

Descoberta alerta que fetos estão vulneráveis à contaminação em qualquer período do seu desenvolvimento

Uma nova descoberta sobre a microcefalia causada pelo Zika vírus foi divulgada pelos pesquisadores do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos. Os cientistas encontraram evidências de que pode haver o comprometimento dos bebês na fase tardia da gestação e isso pode não trazer nenhum tipo de vestígio por vários meses após o nascimento.

O que se sabia até então era que os bebês estavam mais vulneráveis ao vírus quando a mãe fosse infectada no início da gestação. Ao contrário do que foi observado até o momento, na chamada "microcefalia de apresentação tardia", o bebê nasce com o crânio de tamanho normal e, com o tempo, o cérebro comprometido para de crescer.

Aos seis meses de idade aproximadamente, o bebê acaba sendo diagnosticado com microcefalia, pois seu cérebro deixa de acompanhar o crescimento do corpo. O quadro foi observado pelos pesquisadores do instituto, que acompanharam mais de 1.200 gestações de mulheres infectadas pelo Zika no Brasil.

"Os bebês com microcefalia de apresentação tardia nasceram de mulheres infectadas pelo Zika durante o terceiro trimestre da gravidez", disse Ted Pestorius, auxiliar responsável do CDC. Inicialmente, os pesquisadores acreditavam que o vírus pudesse ser mais prejudicial durante a organogênese, as primeiras semanas de gestação. Essa descoberta alerta que os fetos estão vulneráveis em qualquer período do seu desenvolvimento.

Fonte: R7.com