3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Cooperados elegem novo Conselho Fiscal e deliberam pautas da categoria na AGO

Notícias

31.03.2022

Cooperados elegem novo Conselho Fiscal e deliberam pautas da categoria na AGO

Nesta quarta-feira (30), a Cooperativa Médica do RN realizou dois marcos do seu processo democrático: a eleição dos novos componentes do Conselho Fiscal e a Assembleia Geral Ordinária (AGO).

A eleição começou às 13h, com o recebimento dos votos na urna localizada na sede da Cooperativa, e seguiu até às 19h30, quando foi iniciada a apuração. Os cooperados elegeram os seguintes médicos:

1º Arnaldo Costa de Medeiros Júnior
2º Firmino Lucas Barreto de Matos Nobre
3º Fagner Fernandes Filgueiras
4º Rytwell Augusto Ramalho Sousa
5º Diego Viana Barreto de Queiroz
6º Francyjane Emanuela Ferreira de Mesquita

Os cooperados eleitos terão a missão de fiscalizar, avaliar e deliberar sobre a aprovação das contas da Coopmed-RN na AGO do ano que vem.

Às 20h, com o quórum cumprido, foi iniciada a AGO, na qual foram apresentados relatórios da atuação da Cooperativa no âmbito jurídico, fiscal, tributário e financeiro.

As explanações foram iniciadas com as ações na área tributária, apresentadas pelo advogado Dr. Arthur Ferreira, representante do escritório Fausto Advogados. Em seguida, foi a vez de explanar sobre a LGPD, com as advogadas Dra. Angélica Marinho e Dra. Fernanda Montenegro, que compõem o núcleo jurídico da Cooperativa.

Juntas, as advogadas explicaram aos presentes sobre a obrigatoriedade de adequação a lei e sua importância, também foi explanado como a Coopmed-RN tem realizado os trabalhos necessários para a proteção dos dados dos cooperados e colaboradores, a exemplo da reformulação da segurança do site e aplicativo da Entidade, bem como, de todo sistema de gerenciamento interno da cooperativa. Foi apresentado o Programa de Gestão da Privacidade e foi destacado o planejamento da Cooperativa para a realização de um workshop informativo com os cooperados sobre LGPD, ainda nesse mês de abril.

O tema das licitações foi detalhado pela advogada Dra. Catarina Sousa, que apresentou os feitos do respectivo núcleo. Foi destacada a capacitação sobre a Nova Lei de Licitações com os funcionários da cooperativa. Dra. Catarina também detalhou a criação e implantação do modelo de holding, um dos grandes benefícios conquistados pelo núcleo para os cooperados.

A exposição minuciosa do Balanço Financeiro foi cumprida pelo contador Aélio Luís Fonseca de Araújo, da A&B Consultores Contábeis, que explicou sobre o balanço administrativo fiscal. Este foi aprovado na sequência pelo Conselho Fiscal, com a leitura do parecer pelo médico Dr. Diego Barreto. Depois, o parecer foi posto em votação e aprovado pelos cooperados.

Por fim, Dr. Luís Eduardo Barbalho, diretor financeiro da Coopmed-RN, expôs o relatório contábil/financeiro e falou sobre o planejamento estratégico da cooperativa para diminuir gastos fixos. Ele apresentou a destinação dos resultados financeiros e das sobras, aprovadas pelos cooperados. Foram aprovadas também a manutenção dos honorários, gratificações e cédula de presença dos membros da diretoria e Conselho Fiscal.