3201 5491

FALE COM A GENTE

ÁREA DO COOPERADO

Semana da Saúde da Mulher: mitos e verdades sobre a gestação

Notícias

13.03.2021

Semana da Saúde da Mulher: mitos e verdades sobre a gestação

Dando continuidade à Semana da Saúde da Mulher, vamos aproveitar para esclarecer sobre mitos e verdades sobre um dos momentos mais marcantes para mulheres que se tornam mães, que é a gestação. Acompanhe o texto para tirar suas dúvidas sobre o que pode ou não ser feito nesse período.

Grávida não pode fazer exercício

MITO! Exercícios fazem bem em qualquer momento da vida da mulher. Claro, tudo depende do condicionamento prévio e do avanço da gestação, que impõe limites naturais. Mas em caso de gravidez sem riscos, práticas físicas sob orientação podem reduzir risco de pré-eclâmpsia, diástase, além de facilitar a recuperação no pós-parto.

Grávidas sentem mais calor

VERDADE! Durante a gestação, o metabolismo da mulher acelera e a temperatura do corpo se eleva em cerca de 0,5°C, o suficiente para gerar mais calor. A sensação se torna mais forte à medida em que a gravidez avança, pelo esforço para carregar a barriga.

Grávidas devem comer por dois

MITO! A mulher deve se alimentar bem, sim, mas nada de exageros. Afinal, o aumento excessivo de peso implica maior risco de hipertensão e diabetes gestacional, além de complicações durante o parto. O ganho de peso considerado adequado pelos médicos para mulheres com IMC entre 18,5 e 25 fica entre 11 e 16 kg.

Grávida não deve tomar café

MITO! Se ingerida com moderação, a bebida não precisa ser cortada da vida da gestante. Busque as orientações do seu obstetra sobre quantidades de consumo ideal por dia. Converse com seu médico. 😉

Grávida não pode tomar nada (nadinha) de álcool

VERDADE! Não há doses seguras de álcool durante a gestação. O consumo pode gerar desordens do espectro alcoólico fetal (DEAF), que podem provocar malformações, anomalias do sistema nervoso central, atraso no crescimento e prejuízos no desenvolvimento do bebê. Ou seja, nem uma tacinha de vinho!

Grávida não deve andar de avião

MITO! Não há comprovação de que as mudanças na pressão ou umidade do ar tragam malefícios para mulheres saudáveis e com gestação sem risco. No entanto, o obstetra pode indicar que se evitem voos muito longos ou orientar o uso de meias de compressão. Além disso, no período final da gestação as viagens são contraindicadas por prudência, já que o parto pode ocorrer a qualquer momento.

Grávida não pode fazer sexo

MITO! Se tudo vai bem com sua gravidez, o sexo está liberado em qualquer fase da gestação.

A gravidez facilita o orgasmo

VERDADE! Durante a gravidez, a lubrificação da vagina aumenta, assim como o volume de sangue do organismo, e isso deixa o corpo mais sensível à excitação. Ou seja, é mesmo mais fácil atingir orgasmos quando se está grávida, e eles podem ser até mais intensos do que fora desse período.